Cidades

Blumenfest: Festa das Foles colore Domingos Martins com mais de mil plantas em exposição

 

A festa mais colorida e perfumada de Domingos Martins está chegando. Já tradicional no calendário oficial de eventos do município, a Blumenfest – Festa das Flores, chega à sua vigésima segunda edição reunindo tradição e novidades para o público entre os dias 18 e 20 deste mês.

 

O evento marca também a vigésima primeira edição da Exposição de Orquídeas, e será realizado no Espaço Cidade do Verde, anexo à Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. A mostra tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

Mais de mil plantas estarão em exposição durante a Blumenfest. Entre orquídeas e bromélias, os visitantes poderão conferir de pertinho desde exemplares nativos, como a Cattleya Warneri e a Cattleya Schilleriana, até versões raras, exóticas e híbridas. Outro destaque será o micro orquidário com plantas minúsculas que variam de um a cinco milímetros.

 

A novidade desta edição vai ficar por conta da exposição de terrários, os jardins em miniatura. “O nosso objetivo é sempre unir a tradição já consolidada da exposição com novos parceiros. Neste ano teremos os terrários que trarão, com certeza, mais beleza e encanto para o nosso evento, todos estão convidados a visitar”, destaca o presidente do Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano, e coordenador geral do evento, Leodério Velten.

 

Uma exposição de bonsais, pequenas árvores orientais plantadas em vasos, reunirá para o público visitante dezenas de itens, de várias espécies, com plantas de aproximadamente 35 anos de idade. Colecionadores falarão também sobre os cuidados especiais que os bonsais devem receber.

 

Pintura, fotografia e homenagem

Uma arte que tem total relação com o conceito da festa também será destaque: a Bauernmalerei, na tradução bauern = fazenda, malerei = pintura. Durante todos os dias do evento, o público poderá conferir as diversas peças confeccionadas pelos artesãos da Associação Martinense de Artesanato Germânico (AMAGDM) com a técnica, marcante por retratar elementos do campo como flores, pássaros, frutas e paisagens. São quadros, placas, utensílios, objetos de decoração, entre outros.

 

Já a Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) participa pelo terceiro ano consecutivo com uma exposição fotográfica da avifauna de Domingos Martins. Serão mais de 200 imagens registradas por fotógrafos amadores e profissionais no município.

 

Mais uma vez o ecologista Roberto Kautsky será homenageado durante a Blumenfest com a criação de um espaço exclusivo dedicado ao seu trabalho realizado como orquidófilo e bromeliófilo. A coordenação será do Instituto Kautsky.

 

Escolha das melhores plantas e comercialização

Durante a Blumenfest, as melhores plantas serão reconhecidas e receberão prêmios. Uma equipe de juízes irá avaliar quesitos desde o cultivo até a qualidade e a forma da flor em 14 categorias. As eleitas serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugares e receberão troféu e canecas personalizadas.

 

E para quem tiver interesse em levar uma planta para casa, estarão montados diversos estandes de vendas de orquídeas e flores diversas, além de materiais de cultivo para plantas, como substrato, adubo, cachepós, entre outros.

 

Programe-se!
XXII Blumenfest – Festa das Flores e XXI Exposição de Orquídeas
Data: 18 e 20 de outubro
Local: Espaço Cidade do Verde, ao lado da Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho
Entrada gratuita

18 de outubro (Sexta-Feira)
19h: Abertura Oficial
19h às 22h: Visitação

19 de outubro (Sábado)
9h às 22h: Visitação

20 de outubro (Domingo)
9h às 18h: Visitação

 

Com informações da Prefeitura de Domingos Martins.

Confira mais Notícias

Leilão de Garrotes em prol da Apae será realizado neste domingo em Venda Nova

Por unanimidade, STF iguala tempo de licença-maternidade e adotante

Instituto Jutta Batista realiza bazar com mais de 6 mil peças a partir de R$ 2 em Venda Nova

Lista reúne mais de 250 vagas de emprego em Venda Nova e região

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

Curso gratuito de bordado será realizado no Distrito Turístico de Pindobas em Venda Nova

Prefeitura abre cadastro para doação de até 400 mudas nativas por propriedade em Venda Nova

Mais de 250 vagas de empregos disponíveis em Venda Nova e região

plugins premium WordPress