FMZ A Rádio
da Família

Bombeiros mais perto

* Por Leandro Fidelis

O carro dos Bombeiros passa na BR e logo desperta a curiosidade dos moradores de Venda Nova. O que poucos sabem é que a corporação está mais perto de nós com o ponto de atendimento provisoriamente instalado no Centro de Agronegócios, em Marechal Floriano.

Mais segurança nas estradas e agilidade nos salvamentos de urgência em acidentes na 262 nas montanhas capixabas é o que se pretende com o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros. A previsão é que a construção da sede esteja concluída em um ano.

A ordem de execução dos serviços foi assinada dia 23 de maio. A obra custará R$ 1.345.117,08 a serem pagos pelo Governo do Estado. Em contrapartida, a Prefeitura de Marechal Floriano doou o terreno, na Estrada do Caracol, centro. Serão 1.528 metros quadrados e seguirá o modelo de arquitetura alemã, numa alusão à cultura dos imigrantes colonizadores do município.

Enquanto isso, uma equipe de 54 homens do Corpo de Bombeiros atua na região desde 5 de março. A sede provisória fica no km 56 e, além de Marechal, atende os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição, Domingos Martins, Venda Nova, Ibatiba, Irupi, Iúna e Laranja da Terra.

Naquele mesmo mês, a Rádio FMZ noticiou que o comando central dos Bombeiros previa uma unidade na Fazenda do Estado e outra em Ibatiba. Em dezembro deste ano, a corporação formará 100 bombeiros para Marechal e estas possíveis unidades.

De acordo com dados dos Bombeiros, entre 5 de março e 18 de maio foram registradas 109 ocorrências, a maioria relacionada a acidentes automobilísticos.

Os telefones de contato em Marechal são: (27) 9974-1037, (27) 3288-3329 e (27) 3288-3044.

Semana do Bombeiro

O Dia do Bombeiro foi comemorado dia 2 de julho em Marechal, mas durante toda a semana diversas atividades foram realizadas nos municípios que contam com uma unidade da corporação no Estado.

Os Bombeiros estiveram com alunos das escolas públicas do município e, na última sexta (6), 12 soldados deram orientações e distribuíram materiais informativos para a população da cidade.

Durante todo o dia, a viatura de resgate e a viatura de salvamento e combate a incêndio ficaram expostas na Praça José Henrique Pereira, no centro de Marechal.

O público também pôde ver equipamentos utilizados pelos Bombeiros. De acordo com o tenete João Sirtoli, essa é uma forma de mostrar a importância do trabalho da corporação à comunidade.

“O objetivo é ensinar a cultura de prevenção e mostrar como o Corpo de Bombeiros pode ser útil no dia-a-dia da população. Ações como esta servem também para nos aproximarmos mais da população e também para que todos se sintam mais a vontade na hora de pedir uma ajuda em casos de urgência, explicou o tenente.

Durante a semana, mais de 200 estudantes tiveram palestras e oficinas sobre primeiros-socorros, perícia de incêndio, extintores e sobre gás de cozinha. Os alunos também receberam cartilhas ilustrativas.

Fonte: Jornal “O Noticiário- O Jornal das Montanhas Capixabas” (edição nº 2) e arquivo site FMZ

* Saiba mais detalhes na próxima edição do Jornal “O Noticário”

Confira mais Notícias

Detran-ES alerta para risco da mistura bebida e direção no aniversário da Lei Seca

Feira Espírito Madeira-Design de Origem 2024 em novembro

Enem 2024: inscrições prorrogadas até 14 de junho

Cidades

Venda Nova bate recorde de frio no ES pela terceira vez em uma semana

Cidades

Venda Nova realiza 1ª Feira de Empregos com mais de 50 oportunidades de trabalho

5º Concurso Municipal de Fotografia de Venda Nova está com inscrições abertas

Agronegócio

Favesu 2024: feira de avicultura e suinocultura capixaba no Polentão em Venda Nova

Oportunidade

10 mil vagas em cursos de graça para mulheres