Capivara de quase 40 quilos é regatada em Santa Maria de Jetibá

Nessa quarta feira (06), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou o resgate de uma capivara macho, pesando 36 quilos no centro de Santa Maria de Jetibá, região Centro Serrana do Estado.

 

O animal atraiu a atenção dos populares que passavam pelo local. Assustado, ele entrou em uma canaleta de escoamento de águas pluviais e acabou ficando preso na tubulação.

 

A ocorrência inicialmente foi registrada pelos bombeiros voluntários da cidade, mas, devido à situação de risco que o animal se encontrava, a equipe da Polícia Ambiental foi acionada para efetuar o recolhimento do exemplar da Fauna Silvestre Brasileira.

 

Durante o difícil resgate, os policiais utilizaram os equipamentos de convenção e manejo de fauna apropriado, que possibilitou o resultado com sucesso, minimizando o stress do mamífero que posteriormente passou por uma avaliação da bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcela Takiguti Rebouças, a qual opinou pela soltura do animal em seu habitat natural.

 

O local mais apropriado para a soltura no município de Santa Maria de Jetibá foi o Horto Municipal, pois existe garantia que suas matas serão preservadas e existe lagos próximo ao local.

 

Os habitats da capivara são variados, mas elas têm certas preferências em relação aos espaços onde vivem. Elas dependem da proximidade de lagos, rios, áreas pantanosas ou manguezais. Também precisam de terra firme para dormir, preferencialmente com vegetação densa que sirva de abrigo.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização