Cultura

Casa da Cultura abre biblioteca de língua italiana

A Amena- Casa da Cultura de Venda Nova quer gerar novo movimento na sua sede com a abertura da biblioteca em língua italiana. O espaço começa a funcionar a partir desta terça (6).

O objetivo principal é atender os estudantes de língua italiana da rede pública, assim como os do curso mantido pela Alcies e Afepol e do mestrado em língua italiana, recém-iniciado pela Ufes e Universidade de Turim (Itália), em Castelo. A proposta também é estimular o estudo da língua e da cultura italiana, independente do caráter científico da consulta.

São 110 livros, 450 revistas, além de fitas VHS e CDs vindos da Itália para o Circolo Trentino local, cujo atendimento é nas dependências da Casa da Cultura. A maioria das publicações aborda aspectos geográficos e culturais da Região de Trento, Norte da Itália, de onde vieram algumas famílias colonizadoras de Venda Nova. Também há dicionários e literatura infantil.

Há tempos este material estava guardado em caixas, sem utilização. Com o apoio voluntário da bibliotecária Sandra Kuster, as publicações foram organizadas por tema e disponibilizadas numa estante na sala de reuniões da Casa, no segundo pavimento.

“Este material chega da Itália desde a época em que o falecido Máximo Feitosa era o presidente. O espaço é pequeno na Casa da Cultura e junto com a diretoria da entidade decidimos disponibilizar inicialmente para consulta no próprio local”, diz Marco Grillo, presidente do Circolo Trentino de Venda Nova.

A biblioteca funciona de segunda à sexta, das 8 às 11h e das 13h às 17h, na Rua Elizabeth Perim, 123, bairro São Pedro. Interessados em fazer doações de livros, revistas ou CDs podem entrar em contato com Roger pelo telefone (28) 3546-1425.

* Por Leandro Fidelis

*Publicada em 06/03/2007

Confira mais Notícias

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita

São Bento de Urânia revive pisa da uva no 60º Festival da Uva e do Vinho

Vagas abertas para aulas da Banda Sinfônica em Venda Nova

Exposição de Arte Alaveni valoriza talentos da infância em Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para o Curso de Italiano da Afepol em Venda Nova do Imigrante

24ª Festa do Socol de Alto Bananeiras agita o feriado de maio em Venda Nova do Imigrante

39ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (30) em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante