A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, realizará a Avaliação Diagnóstica da Alfabetização, envolvendo 1.300 alunos das 1ª e 2ª séries da Rede Municipal de Ensino. Castelo é a única cidade do interior do Estado que terá os alunos das escolas municipais avaliados.
A primeira etapa da avaliação será realizada no dia 28 de maio, e a segunda, no mês de novembro em data ainda não definida pelo Governo. A avaliação é para verificar as habilidades que as crianças construíram em diferentes momentos de seus processos de escolarização.
O objetivo é realizar diagnósticos que permitam apreender os níveis de aprendizagem dos educandos, visando à intervenção no Sistema, caso seja necessário. Para viabilizar a realização do que está sendo chamado pela Prefeitura de “Provinha Castelo”, a Secretaria de Educação está capacitando 180 professores.
Os dados serão remetidos ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após avaliação dos resultados pelo Ceale, o município receberá orientações pedagógicas, se necessário. O mesmo processo deverá ocorrer nos anos de 2009 e 2010.
* Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Castelo