A expectativa é grande e, no que depender do empenho dos vereadores, Venda Nova pode ganhar uma das cinco unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet, que o Espírito Santo deve receber até 2010. A primeira delas pode ser instalada no município e as obras podem começar no próximo ano.
Os vereadores Chico Foletto-PSB, Cloves de Souza- PSB, Marco Grillo- PSDB e Gervásio Ambrosim- PP participaram de uma reunião entre o diretor geral da instituição no Espírito Santo, Jadir José Tela, o senador Renato Casagrande-PSB, o prefeito Braz Delpupo-PPS. O encontro foi no dia 26 de fevereiro e marcou o início das conversações para a instalação de mais uma unidade avançada do Cefet.
A localização estratégica entre os municípios do Caparaó, como Ibatiba, Iúna e Ibitirama, além de Domingos Martins, Marechal Floriano e Afonso Cláudio, coloca Venda Nova em vantagem na escolha para sediar o projeto regional. Dezesseis municípios podem ser beneficiados, atendendo mais de 1,5 mil alunos, que terão uma chance de qualificação em tecnologia mecânica, elétrica, informática e outras áreas a serem apontadas pela pesquisa de potencialidades.
Regional
O vereador Chico Foletto está entre os mais otimistas, mesmo com cautela. Caso tudo aconteça de acordo com o previsto, em 2008 a obra poderá ser iniciada. Ele disse que o primeiro passo é o município elaborar uma carta de intenção esclarecendo o que se dispõe e quais as parcerias possíveis.
Temos de observar o aspecto regional deste projeto. A escola é para toda região, ponderou o vereador que se encarregou de agendar esta reunião. O otimismo do vereador está baseado no histórico do ensino de qualidade local, na localização geográfica de Venda Nova e ainda no empenho do senador Renato Casagrande. Os deputados federais da bancada capixaba vão nos apoiar nesta empreitada, quando o processo chegar a Brasília.
Fonte: Site www.camaravni.es.gov.br
*Publicada em 12/03/2007