Devido ao grande sucesso da programação de abril referente à comemoração ao "Mês do Índio" na Gruta do Limoeiro, com a visitação de cerca de 1.000 pessoas, de 16 escolas em 30 dias, a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e da Associação Turística do Limoeiro- Limotur, tiveram que estender a visitação de grupos escolares já agendados para todo o mês de maio. Paralelo a isso, continua a visitação normal ao patrimônio histórico.
“A procura das escolas foi muito grande. Recebemos ligações todos os dias de abril pedindo agendamento. Como a demanda foi grande, tivemos que agendar 20 escolas agora para maio, quando vamos receber mais 980 pessoas. As crianças ficam encantadas quando chegam aqui ao local, fazem perguntas e elogiam muito a programação. Tudo foi feito com muito carinho e já estamos preparados para a movimentação do mês de maio”, comentou uma das organizadoras da programação e funcionária da Prefeitura, Maria Destéfani Brunelli.
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura já comemora o aumento do número de visitantes relativo à programação especial. "O sucesso do projeto, vem da interação e do envolvimento das pessoas ligadas à comunidade e à Secretaria. É importante mostrar e investir na cultura do nosso município, divulgar o que temos de melhor”, disse o secretário Marcos Lopes.
Com objetivo de conhecer a história dos índios Puris-Coroados, cerca de 1.000 pessoas, entre alunos e professores de 16 escolas de Castelo e dos municípios de Cariacica, Vitória, Anchieta, Muniz Freire e Vargem Alta participaram do evento, que aconteceu durante todo o mês de abril e contou com uma programação lúdica, caracterização dos estudantes e visita ao interior da Gruta do Limoeiro, que é um dos mais importantes patrimônios culturais do Espírito Santo.
Aventura entre formações rochosas milenares
Durante a visita todos os alunos usam cocar e pintam os rostos. A programação, que vai continuar durante todo o mês de maio com escolas já agendadas, começa no “Memorial da Gruta”, onde a turismóloga e guia turística, Bianca da Silva Rodrigues, conta um pouco da história e das características dos Puris Coroados, e depois segue para o interior da gruta, onde todos seguem equipados com capacetes e lanternas, revelando passagens estreitas, estalactites e estalagmites esculpidas há milhares de anos pela própria natureza, grandes e arejados salões escuros e habitados por alguns morcegos inofensivos aos visitantes, que deixam a aventura ainda mais emocionante.
Os organizadores informam que a programação referente ao "Mês do Índio" já está fechada e não serão mais agendadas visitas exclusivas para este tema, mas as visitas de grupos ou mesmo individuais na Gruta do Limoeiro continuam e podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, entre 7 e 13 horas, através do telefone da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (28-3542-8532) ou, de terça a domingo, entre 9 e 16 horas, pelo número do Paiol da Gruta (28-99986-1542).