Chuvas causam transtorno nas regiões Serrana e Sul do Estado

* Valdinei Guimarães

(valdinei@radiofmz.com.br)

 

A chuva vem causando transtornos em alguns municípios da região Serrana do Estado. Casas foram invadidas pela água e há famílias desabrigadas e desalojadas. Em Castelo, o Rio Castelo chegou a 4,14 metros, três metros a mais que o normal, às 5h da manhã desta quarta-feira(18). As defesas civis dos municípios estão monitorando a situação para evitar desastres.

 

Em Castelo, algumas casas foram alagadas na periferia da cidade. Até o momento, existem 28 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes, e três desabrigados foram levados para um abrigo provisório. A Defesa Civil está em alerta porque há previsão de mais chuva. Os prejuízos chegam a três milhões de reais, mas as autoridades acreditam que esse número deve aumentar porque faltam computar alguns dados.

 

No município de Conceição do Castelo, o nível do Rio Castelo subiu e invadiu algumas casas construídas às suas margens. A água baixou durante a noite, mas voltou a subir hoje pela manhã.  Duas famílias foram retiradas de suas casas e levadas para um abrigo por precaução. A Defesa Civil municipal ainda não estimou os prejuízos e continua em alerta porque a previsão é de que a chuva continue.

 

Em Venda Nova, a lama trazida pela enchente desceu uma encosta e invadiu o escritório de uma fábrica de artefatos de cimento no bairro Vila Betânea. No bairro Vila da Mata, alguns bueiros não estão suportando o volume de água e estão transbordando.

A Defesa Civil de Ibatiba colocou a cidade em estado de alerta para o risco de desmoronamento de encostas. A chuva fraca, mas contínua, na cidade pode fazer a terra ceder.

 

O instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou aviso meteorológico alertando para ocorrência de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste, Serrana, Grande Vitória e Sul do Estado. O estado de atenção vai até domingo (22). 

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper