Cidades das regiões Sul e Serrana continuam sofrendo com a chuva

* Leandro Fidelis/Valdinei Guimarães

 

A chuva deu trégua em algumas cidades, mas os estragos continuam acontecendo em outros municípios. Conceição do Castelo está considerando decretar situação de emergência. Em Ibatiba, uma loja desabou. Em Castelo, os moradores começam a voltar para suas casas.

 

Durante a madrugada desta quinta-feira (19), uma loja de artigos a R$ 10 desmoronou por causa da chuva em Ibatiba, no Sul do Estado. O estabelecimento fica no Centro e tinha seus alicerces erguidos dentro do rio que corta a cidade. A Defesa Civil esteve no local pela manhã. A Rua Salomão Fadlalah, onde fica a loja, está interditada.

 

A Defesa Civil de Conceição do Castelo está levantando dados e não descarta a necessidade de decretar situação de emergência no município. Ontem (18), o Rio Castelo subiu quatro metros e inundou ruas e casas. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, até a última quarta-feira, 60 casas haviam sido atingidas pela enchente. A Defesa Civil informou que aproximadamente 26 famílias estão desalojadas e mais pessoas estão tendo que deixar suas casas no dia de hoje(19).

 

A situação melhorou em Castelo, também no Sul do Estado. O Rio Castelo está baixando e não há mais ruas ou casas alagadas. Famílias desalojadas estão voltando para casa. As estradas bloqueadas por deslizamentos já estão sendo liberadas. Ontem os moradores foram avisados do risco de alagamento por volta das 9h da noite por um carro da Defesa Civil. O prejuízo estimado é de cerca de três milhões e cento e cinquenta mil reais.

 

Em Venda Nova, a Defesa Civil orientou algumas famílias a deixar suas casas em locais de risco por precaução. Houve queda de barreiras no município, mas, de acordo com a prefeitura, nenhuma estrada foi interditada. Hoje o sol apareceu entre nuvens, mas não choveu.

 

O alerta de chuvas continua até o domingo (22). Em todo o Estado, 33 municípios sofrem por causa das chuvas. Nas regiões Sul e Serrana, as cidades mais atingidas são Conceição do Castelo, Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Ibatiba. O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo está de prontidão para atendimento às vítimas do mau tempo.

Confira mais Notícias

Defesa Civil emite novos alertas de tempestades e chuvas intensas para todo o ES

Espírito Madeira apoia o Fórum Qualidade da Madeira e fortalece o setor florestal

Saúde do trabalhador será tema de conferência nacional em Venda Nova

Alfredo Chaves: acesso ao Parque Cachoeira de Matilde será gratuito

Defesa Civil emite aviso de vendaval, tempestade e granizo para a porção sul do Espírito Santo

Em parceria com a PM, escola de Afonso Cláudio realiza palestra em alusão ao Dia da Mulher

Venda Nova promove evento especial em homenagem ao Dia da Mulher

PRF registra 40 acidentes e uma morte nas rodovias federais do ES durante o Carnaval