Cidades

Conheça as costureiras responsáveis pelos vestidos da rainha e princesas da Festa

*Edimara Garbelotto

(edimara@radiofmz.com.br)

 

O luxo dos vestidos usados pelas candidatas a rainha e princesas da Festa da Polenta 2013 foi um espetáculo à parte na noite de abertura do evento, na última sexta-feira (4). Por de traz de todo o glamour das peças, está o trabalho minucioso das talentosas costureiras de Venda Nova do Imigrante Lúcia Busato, 48, Delizete Fioresi, a "Dodô", 43, e Lourdes Altoé Falqueto, 65 anos.

 

Orientadas por Jurucéia Cesconetto, Marinei Juvanhol e Tiãozinho Salazar, essas mulheres surpreenderam o público presente no desfile pelo talento da alta costura. Já experientes em confecção de vestidos para a festa, as costureiras afirmam que todo o trabalho, realizado em cerca de um mês, vale a pena depois do vestido pronto. “Ver nosso trabalho gerando tanta repercussão é gratificante”, disse Dodô.

E a habilidade dessas mulheres vem de berço, Lúcia diz que com apenas nove anos já mexia na máquina da mãe, e com 11 fez seu primeiro molde. Ela contou ainda que já confeccionou 11 vestidos de rainhas da Festa da Polenta, e que começou a tomar gosto pelas peças para o desfile depois que sua irmã Eliane Busato foi coroada rainha em 1996. E mais uma vez, o vestido da candidata vencedora deste ano, Lubiana Falchetto Venturim é assinado por ela.

 

Já Lourdes começou a costurar com 13 anos, ela é responsável por três dos vestidos das candidatas deste ano. Um deles é o da segunda princesa Sabrina Fiorese, ela também confeccionou a peça usada pela rainha de 2012, Lilian Faggioli Pizzol. E Dodô, costureira profissional há 15 anos, fez quatro dos vestidos, incluindo o da primeira princesa Josélia Zandonadi.

 
Os trajes foram inspirados em personalidades do Renascimento, período de inovação entre os séculos XIV e XVI que começou na Itália e promoveu uma nova visão do mundo e do homem no campo das artes, da cultura e da ciência. “A inspiração pelo tema escolhido para este ano veio da minissérie Atelier Fontana”, contou Jurucéia.  Essa produção televisiva conta a história de três irmãs italianas que correram atrás do sonho de fazer moda, desde a infância simples até o luxo de vestir mulheres importantes como Grace Kelly.

 

“O interessante de produzir os vestidos para as candidatas a rainha e princesas da Festa da Polenta é o envolvimento de toda a família com o desfile, até mesmo na produção dos trajes. Quando faltava algum material sempre podíamos contar com o auxilio dos pais das meninas”, relatou Lúcia.

Confira mais Notícias

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH