Consumidor concorre a prêmio por uso de sacola ecológica

* Redação FMZ

 

A partir dessa semana, os clientes dos supermercados de Vitória terão pagar pelas sacolas biodegradáveis para embalá-los. Cada uma irá custar até R$ 0,22. Uma opção para o consumidor fugir da cobrança será levar a sua própria sacola retornável ou caixas de papelão. Quem ficar com essa opção, ganha R$ 0,03 de desconto para cada cinco produtos comprados.

 

A campanha pelo uso de sacolas ecologicamente corretas teve início em Vitória, mas será ampliada para rede supermercadista de todo o Espírito Santo, segundo o Ministério Público Estadual.

 

Em Brejetuba, os estabelecimentos do distrito de São Jorge já se anteciparam a essa tendência. Através do projeto “Xô Lixo”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Ensino Fundamental São Jorge, os comerciantes foram sensibilizados a incentivar os seus clientes a utilizarem as sacolas retornáveis e, consequentemente, colaborarem para redução da produção de lixo.

 

Cada vez que o consumidor leva sua sacola retornável para fazer suas compras ganha um cupom para concorrer ao sorteio de um microondas.

As sacolas retornáveis, também chamadas de sacolas ecológicas, foram obtidas pela escola por meio dos parceiros do projeto “Xô Lixo” e distribuídas gratuitamente aos moradores da comunidade.

 

De acordo com a pedagoga Eliani Cândido Ribeiro, além do trabalho de conscientização feito com os alunos, a campanha no comércio é importante para colaborar para o processo de mudança de hábito na comunidade.

 

O projeto ainda orientou os alunos a reaproveitarem o lixo orgânico com a técnica de compostagem, implantou uma horta na escola, montou um grupo teatral, entre várias outras ações.

 

O “Xô Lixo” foi destaque pela sua intervenção na realidade local e recebeu uma filmadora digital pela classificação em 1° lugar na categoria de ensino fundamental do Prêmio Municipal de Meio Ambiente. O concurso foi organizado pelas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, como forma de incentivo e reconhecimento aos projetos de educação ambiental desenvolvido nas escolas do município.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização