Controlado incêndio no Morro do Filetti

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

Não há mais fogo na vegetação rasteira que cobre o Morro do Filetti, um dos cartões postais de Venda Nova do Imigrante. É o que confirma o Corpo de Bombeiros, depois de realizar ações preventivas no local, na altura do Km 100 da BR-262.

Os focos começaram ontem (30), por volta das 18h, mas hoje pela manhã foram controlados. O morro é de difícil acesso, o que dificultou os trabalhos.

Com a previsão da redução da umidade relativa do ar- podendo chegar a 30% na faixa oeste do Espírito Santo – especialistas e o Corpo de Bombeiros já estão preocupados, tendo em vista que o nível de umidade considerado ideal é de 60%.

Leia também: Incêndio atinge floresta de pinho em Aracê

Essa redução aliada a ventos fortes e temperaturas elevadas nas faixas de horários entre 11 e 15 horas são considerados fatores para o aumento nos índices de incêndios florestais e, com isso, o Corpo de Bombeiros alerta à população e recomenda que todos tenham especial atenção com o trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais. Outra dica é não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de uma alta inflamabilidade.

Dicas

A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável e, mesmo assim, devem ser acompanhadas de cuidado, como feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas, e que deve ter, pelo menos, o dobro da vegetação mais alta da área a ser queimada.

Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um aceiro preventivo, com no mínimo dois metros. E mesmo que você tenha autorização para realizar a queimada, não o faça em dias de muito calor ou vento. É mais fácil perder o controle do fogo, colocando outras áreas em risco.

O mais importante é que os proprietários mantenham sua área reflorestada, aumentando a umidade do local e diminuindo a possibilidade da combustão espontânea, que é a queima iniciada pela ação sobre um material jogado ao solo.

As informações são da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização