Nesta semana, em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, em 2 de julho, acontece a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio. Várias ações foram feitas e ainda estão em andamento, entre elas, uma campanha educativa de fiscalização, com panfletagem e visita a estabelecimentos e edificações para orientar proprietários e usuários sobre como utilizar os equipamentos de incêndio e como proceder na regularização dessas edificações perante ao Corpo de Bombeiros.
Estão ocorrendo, ainda, palestras em escolas, com abordagem sobre prevenção de acidentes domésticos e prevenção a incêndios em várias escolas da região. Para esta sexta-feira (5), está prevista uma campanha educativa contra incêndios florestais.
Curiosidade sobre o Dia Nacional do Bombeiro
A profissão de bombeiro é muito antiga no País. Em 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Desde então, muitas vidas foram salvas.
No Estado do Espírito Santo, a profissão foi regulamentada em 26 de dezembro de 1912, por meio da Lei nº 874. Na ocasião, foi criado oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo pelo então Presidente do Estado Marcondes Alves de Souza, com um efetivo de treze integrantes.
A data de comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros foi instituída pelo Decreto n.º 35.309, de 02 de abril de 1954, do então Presidente da República Getúlio Vargas.