Este ano o distrito de Paraju, distante 32 quilômetros da Sede de Domingos Martins, comemora 100 anos da festa de Corpus Christi. No próximo domingo (6), a comunidade realiza mais uma edição do evento que já é tradição na região.
A primeira festa foi realizada em 8 de junho de 1910. Nos primeiros anos, os festejos de Corpus Christi eram celebrados com missa, procissão e ornamentação das casas e passeios públicos com palmeiras, bandeirolas e tecido.
Só em 1946, por influência de padres franciscanos que visitaram a região, foram iniciadas as confecções dos tapetes. Diferente de outras cidades do país, em Paraju o evento é tradicionalmente celebrado no domingo posterior a data oficial.
Este ano, os trabalhos de confecção dos tapetes serão iniciados por volta de 18 horas deste sábado (5). Cerca de 300 moradores se envolvem na ornamentação dos cerca de 1.500 metros de tapetes pelas principais ruas de Paraju.
Os temas trabalhados nesta edição são eucaristia, campanha da fraternidade e ano sacerdotal. Na confecção dos tapetes são utilizadas tradicionalmente flores produzidas na região, serragem de madeira, cartazes, entre outros materiais.
No domingo, às 10 horas, terá início a missa campal no Estádio Rogério Erlacher. Em seguida, uma procissão passará sobre os tapetes em direção à praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde acontece e benção do Santíssimo e encerramento dos festejos religiosos.
A programação em comemoração ao centenário prossegue na segunda-feira (07), com missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 15h. Em seguida será distribuído um bolo comemorativo. Às 18 horas acontece show gratuito com Padre Hélcio Grespan, do Seminário do Verbo Divino, no Ginásio de Esportes.
Já no distrito de Santa Maria, em Marechal Floriano, será realizada, na próxima quinta-feira, a 80ª edição da Festa de Corpus Christi. Serão mais de 350 metros de tapetes, confeccionados por aproximadamente 60 famílias de Santa Maria e comunidades vizinhas. O preparo dos tapetes coloridos será na quarta-feira. A procissão e a celebração serão às 10 horas da quinta-feira.
As comemorações de Corpus Christi
Domingos Martins
Santa Isabel: A festa é realizada há aproximadamente 30 anos e acontece na quinta-feira. Cerca de 500 metros de tapetes serão confeccionados na Rua Padre Francisco Albers nesta quarta-feira à noite pelos membros da Igreja Católica local e de comunidades vizinhas. A missa será amanhã, às 10h, na Igreja Matriz de Santa Isabel, seguida de procissão pela via ornamentada.
Pedra Azul: A localidade comemora Corpus Christi há 13 anos. A festa será no domingo. Às 10 horas será celebrada a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima seguida de procissão. A confecção dos tapetes acontecerá no sábado à noite e serão ornamentados cerca de 300 metros de ruas ao redor do templo.
Santa Teresa
Rua Coronel Bonfim Junior (Rua de Lazer): A paróquia de Santa Teresa realizará a festa de Corpus Christi na próxima quinta-feira. A confecção dos tapetes será iniciada às 6h de quinta-feira. A missa e a procissão serão às 19h do mesmo dia.
Castelo
Sede: Em Castelo serão abordados 15 temas na confecção dos tapetes, que iniciará nesta quarta-feira, às 15h. Na quinta-feira terá missa às 7h, 9h, 10h30, 12h e 16h. A procissão sobre os 1500 metros de tapetes será ao final da última missa.
Venda Nova do Imigrante
Pindobas: Localizada às margens da estrada estadual que liga Venda Nova do Imigrante a Castelo, a localidade comemora a festa de Corpus Christi com a participação das 24 comunidades da Paróquia de Venda Nova, que confeccionarão 50 metros de tapete. Às 10h de quinta-feira haverá missa e em seguida a procissão sobre os tapetes.
* Texto Julio Huber- Montanhas Capixabas