* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
O Corredor Ecológico Pedra Azul x Forno Grande foi considerado área “prioritária” para a conservação da Mata Atlântica do Espírito Santo. O decreto que atribui o “status” de prioridade ao corredor foi publicado ontem no Diário Oficial pelo governador do Estado, Renato Casagrande.
A área que compreende os parques estaduais da Pedra Azul, em Domingos Martins, e do Forno Grande, em Castelo, e também os seus entornos integra o Corredor Central da Mata Atlântica, que começa no extremo Sul da Bahia e abrange todo o Espírito Santo. Com a priorização desse corredor, o Estado passa a ter 11 regiões de conservação da biodiversidade.
De acordo com o técnico do Iema, Marcelo Nascimento da Silva, que gerencia os parques estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande, (Iema), a priorização do corredor é uma ferramenta a mais para a conservação ambiental.
“O decreto vem reforçar a importância ecológica da região e também garantir recursos para políticas públicas para incentivar as propriedades rurais a criarem reservas particulares e campanhas para diminuição do parcelamento do solo”, disse Marcelo.
A criação do corredor tomou como base os resultados dos estudos realizados pelo Sebrae, em parceria com o Iema, juntamente com a Prefeitura dos municípios de Castelo, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta e Alfredo Chaves.
O Governo estadual recomenda a implementação de programas para a conservação ambiental conforme o plano de desenvolvimento do Estado.
Em linhas gerais, o plano busca conciliar ações para proteção dessas áreas ecológicas com o desenvolvimento das suas zonas de amortecimento, que são unidades de conservação no entorno dos parques.
“Em um raio de dez a quinze quilômetros do Parque de Pedra Azul vivem cerca de 15 mil pessoas. A população aumentou e temos dificuldade de inibir empreendimentos imobiliários que conflitam com a conservação do meio ambiente. Agora pública, a priorização do corredor é um argumento a mais nesse trabalho”, diz Guilherme de Mendonça, agente do Iema.