Começou em grande estilo a festa de 45 anos de Emancipação Política de Conceição do Castelo. Na manhã desta sexta-feira (1º), os conceiçoenses puderam prestigiar o Desfile Cívico, realizado na Avenida José Grilo. Com o tema Conceição do Castelo, minha terra, minha paixão, o desfilou teve o objetivo de resgatar o civismo, junto à população do município.
Participaram do desfile as 14 escolas da cidade, da rede municipal e estadual, além da Apae e dos grupos organizados pela Secretaria da Ação Social. A abertura foi feita pela Banda Marcial do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, e o fechamento ficou com a banda da Polícia Militar do Espírito Santo. Também participaram as bandas Anacleto Ramos de Cachoeiro de Itapemirim, Emiliano Pedrino Lorenção de Venda Nova do Imigrante e a banda de Vargem Alta.
Os assuntos apresentados estavam ligados à história, ao turismo e às comunidades de Conceição. A Campanha da Fraternidade 2009, a paz, o voluntariado do município, as belezas naturais, as festas da Sede e do interior, o êxodo rural, a importância da educação e do esporte, os pontos turísticos e os produtos típicos foram apresentados ao público de forma inteligente e criativa.
Todos os povos que fizeram a colonização do município estiveram presentes no desfile. Índios, negros, portugueses e italianos foram lembrados e representados pelos moradores. A apresentação também chamou a atenção pela forma como a história do município foi contada nas alas e alegorias.
A passagem de Dom Pedro II, pelo interior de Conceição, foi representada pela UMEF Alto Monforte, com um aluno caracterizado como o imperador. As comunidades também mostraram criatividade em suas passagens. Os moradores de Mata Fria, por exemplo, produziram um terço de inhame, produto muito cultivado por eles.
A população acompanhou o desfile e ficou satisfeita com o resultado. Muito bonito este desfile. As escolas estão representadas muito bem. É uma grande honra morar em Conceição e ver uma festa tão bonita como essa, afirmou a secretária Eliene de Souza Garbelotto, que levou as filhas Ana Júlia, de sete anos, e Elisa, de dois.
A professora aposentada Maria José Lopes relembrou os desfiles já realizados na cidade. É muito emocionante, porque me lembra o tempo de professora, quando Conceição realizava o desfile. Essa é a terra do meu coração. Para o comerciante Wanderson Possebon, a realização do desfile cívico é muito importante para o município. É bom para incentivar entre os mais novos o espírito de civismo e cidadania e também para divulgar o nosso município para todo o Estado.
Presenças
No palanque instalado ao lado da Câmara Municipal, várias autoridades acompanharam a evolução do desfile. Estiveram presentes o prefeito de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, o secretário estadual de economia e planejamento, Audifax Barcelos, além dos secretários municipais e de prefeitos e autoridades de municípios vizinhos.
A festa continua hoje à noite com eleição da Rainha do Município e abertura da Feira Comunitária, além da programação musical. Confira abaixo:
Sexta-feira- 01-05-2009
07h – Missa do Trabalhador (Matriz)
08h – Desfile Cívico (Avenida José Grilo)
11h – Biblioteca Móvel (Praça)
13h – Lazer na Praça
19h – Abertura da Feira Comunitária
20h – Desfile da Rainha do Município
22h – Gang Lex
00h – Os Carreteiros
Sábado- 02-05-2009
06h – Alvorada
11h – Torneio de Família (Caxias)
14h – Sheck Matte e Daniel Xavier (Caxias)
19h – Feira Comunitária
21h – Magno & Makson
23h – Fator RG7
01h – Magno & Makson
Domingo- 03-05-2009
09h – Desfile de Tropas com Cavalgada
10h – Feira Comunitária
10h45 – Treino Livre Motocross
11h – Almoço Comunitário
11h – Preguinho e Seus Teclados
12h – Adelandre
13h – João Correia e Banda
14h – Motocross
18h – Lorenson
* Veja mais imagens na Galeria de Fotos deste site!