![]() |
* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Uma decoração de Natal está trazendo problemas para os moradores de Pedra Azul, em Domingos Martins, na Região Serrana. Eles querem construir uma árvore de 11,7 metros de altura às margens da rodovia BR-262, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte- Dnit/ES diz que o enfeite é irregular.
O Departamento alega que a decoração não pode ficar no canteiro, que é de domínio federal, e exigiu uma justificativa da Prefeitura. No entanto, não há garantia da permanência da árvore, que pode ser retirada nos próximos dias.
A decoração faz parte da programação do “Brilho de Natal”, realizada em todo o município. Além da árvore, um grupo de 15 voluntários começou a montar também a casa do Papai Noel.
Fotos: Leandro Fidelis |
![]() |
Moradores e comerciantes doaram a madeira. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura vai fornecer 800 bolas natalinas.
De acordo com o taxista Waldemiro Boone (52), um dos voluntários, na terça (18) um funcionário do Dnit teria ameaçado derrubar a árvore gigante. “Ele nos tratou com desrespeito. A decoração é provisória, e não definitiva, serve apenas para a cidade ficar bonita para o Natal”, disse.
O técnico agrícola Tiago Manegoni (22) se diz indignado. “Eu trabalho como fiscal e sei da importância de se conversar antes de qualquer decisão.”
O médico Leandro Odone (25) também participa da decoração e destaca a iniciativa da comunidade. “É uma manifestação voluntária em prol de algo legal, não partiu dos governantes”, afirmou.
O secretário Municipal Wellington Bleidorn informa que já protocolou a defesa junto ao Dnit/ES. “O Brilho de Natal acontece há 11 anos e nunca precisamos formalizar pedido para fazer a decoração”, declarou Bleidorn.
Por meio de sua assessoria, o Dnit/ES esclarece que antes de realizar qualquer tipo de obra ou ocupação na faixa de domínio e área não edificável, deve-se solicitar autorização prévia, para que sejam verificadas as condições de segurança.
Entende-se por faixa de domínio todo o espaço viário, inclusive acostamento, vias laterais, áreas de escape de veículos e adjacentes.
Ainda de acordo com o Departamento, a ocupação da faixa de domínio pela árvore de natal em Pedra Azul somente será liberada após a autorização formal do órgão.