* Por Leandro Fidelis
Mais um projeto de resgate da cultura é concretizado em Venda Nova. Nesta sexta (19), às 19 horas, na Casa da Cultura, acontecerá o lançamento para os patrocinadores do DVD Ofício de Trevas com um vídeo-documentário gravado em 2007 durante a Semana Santa sobre esse ritual litúrgico raro no mundo.
O DVD teve tiragem de 1.000 cópias e conta com 1h30 de apresentação dos salmos cantados, além de extras e álbum de fotos feitas pelo fotógrafo Evaristo Manzi. O encarte traz ainda um resumo da vida de Frei João Echávarri, que durante muitos anos presidiu as celebrações da Semana Santa em Venda Nova. As cópias estarão à venda em breve na cidade.
Um coro de 22 homens da comunidade entoou o Ofício de Trevas para a gravação na Igreja Matriz. Uma produtora fez a filmagem para o documentário, que contou ainda com a participação do Coral Santa Cecília atual e de antigos membros da Escola Dramática e Musical. O objetivo é imortalizar essa tradição, diz Benjamin Falqueto, 81 anos, integrante do coro.
Apesar do nome assombroso, o Ofício de Trevas é uma manifestação muito comum em colégios religiosos em todo o mundo nas noites de quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Em coros, os homens se revezavam no canto dos Salmos, Lamentações do profeta Jeremias sobre Jerusalém e das cartas de São Paulo, finalizando com cânticos de Habacuque e Salomão.
Ao final de cada salmo, apagava-se uma vela de um candeeiro triangular. Terminado o ofício, apagavam-se as luzes da igreja, simbolizando assim o luto e a escuridão que caiu sobre a Terra quando morreu Jesus Cristo. enjamin conta que a tradição em Venda Nova chegou com os colonizadores italianos. Os primeiros ofícios de trevas datam a partir de 1914. A particularidade aqui é a melodia que mistura Canto Gregoriano com false bordone, ou fabordon, um estilo de salmos cantados em tom de penitência.
Com a reforma na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, o Ofício de Trevas não aconteceu mais em Venda Nova, mas ainda é preservado em cidades históricas de Minas Gerais como Ouro Preto e outras, onde se caracteriza por um estilo mais barroco, oriundo de Portugal.
A gravação deste DVD procura resgatar a cultura religiosa e a fé presentes na comunidade católica de Venda Nova do Imigrante.