DVD do ‘Ofício de Trevas’ será lançado nesta sexta (19)

* Por Leandro Fidelis

Mais um projeto de resgate da cultura é concretizado em Venda Nova. Nesta sexta (19), às 19 horas, na Casa da Cultura, acontecerá o lançamento para os patrocinadores do DVD “Ofício de Trevas” com um vídeo-documentário gravado em 2007 durante a Semana Santa sobre esse ritual litúrgico raro no mundo.

O DVD teve tiragem de 1.000 cópias e conta com 1h30 de apresentação dos salmos cantados, além de extras e álbum de fotos feitas pelo fotógrafo Evaristo Manzi. O encarte traz ainda um resumo da vida de Frei João Echávarri, que durante muitos anos presidiu as celebrações da Semana Santa em Venda Nova. As cópias estarão à venda em breve na cidade.

Um coro de 22 homens da comunidade entoou o Ofício de Trevas para a gravação na Igreja Matriz. Uma produtora fez a filmagem para o documentário, que contou ainda com a participação do Coral Santa Cecília atual e de antigos membros da Escola Dramática e Musical. “O objetivo é imortalizar essa tradição”, diz Benjamin Falqueto, 81 anos, integrante do coro.

Apesar do nome assombroso, o Ofício de Trevas é uma manifestação muito comum em colégios religiosos em todo o mundo nas noites de quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Em coros, os homens se revezavam no canto dos Salmos, Lamentações do profeta Jeremias sobre Jerusalém e das cartas de São Paulo, finalizando com cânticos de Habacuque e Salomão.

Ao final de cada salmo, apagava-se uma vela de um candeeiro triangular. Terminado o ofício, apagavam-se as luzes da igreja, simbolizando assim o luto e a escuridão que caiu sobre a Terra quando morreu Jesus Cristo. enjamin conta que a tradição em Venda Nova chegou com os colonizadores italianos. Os primeiros ofícios de trevas datam a partir de 1914. A particularidade aqui é a melodia que mistura Canto Gregoriano com “false bordone”, ou “fabordon”, um estilo de salmos cantados em tom de penitência.

Com a reforma na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, o “Ofício de Trevas” não aconteceu mais em Venda Nova, mas ainda é preservado em cidades históricas de Minas Gerais como Ouro Preto e outras, onde se caracteriza por um estilo mais barroco, oriundo de Portugal.

A gravação deste DVD procura resgatar a cultura religiosa e a fé presentes na comunidade católica de Venda Nova do Imigrante.

Confira mais Notícias

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova