Cidades

Esgoto no rio: Cesan diz que problema foi resolvido; moradores afirmam que águas estão sujas há meses

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

Na manhã desta sexta-feira (12), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) enviou uma nota informando que o problema em um dos filtros da estação de tratamento de Venda Nova do Imigrante estaria sanado. Moradores denunciaram que a água que era despejada no rio estava suja e com mau cheiro

 

Nossa equipe de reportagem voltou ao local e constatou que o efluente que é jogado nas águas pouco mudou desde a primeira matéria. A água continua escura e com mau cheiro. É possível notar (veja vídeo, abaixo) ainda que a água que sai da estação da Cesan é completamente diferente daquela que chega pelo rio, ou seja, se antes da estação a água é cristalina, depois vira um líquido escuro e com cheiro forte. 

 

Moradores da região que conversaram com a reportagem da Rádio FMZ garantiram que o problema é crônico. Alguns falaram que o mau cheiro e a cor escura é persistente e calculam que há meses não veem as águas do rio limpa. Confira nas fotos: 

 

 

 

 

O que diz a Cesan

 

Em nota enviada na tarde desta quinta-feira (11), a Cesan informou que "que ao detectar um problema operacional na estação de tratamento de esgoto de Venda Nova do Imigrante tomou as providências para dar início imediato à correção emergencial. A previsão é terminar a manutenção nesta sexta (12), e o monitoramento da qualidade de água do córrego ocorre e será mantido, conforme resolução 430/2011 do Conama. O diferente aspecto observado no rio pode ser decorrente da vazão baixa no córrego devido à estiagem".

 

A empresa enviou, durante a tarde desta sexta, uma outra nota informando que "a manutenção na estação de tratamento de esgoto foi finalizada na manhã desta sexta-feira (12)".

 

O que dizem os órgãos ambientais

 

Em nota, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) informou que "está acompanhando o caso ocorrido na ETE de Venda Nova do Imigrante, que recebe vistorias do Instituto periodicamente, sendo a última delas realizada no final de 2015. O que ocorreu na estação esta semana não está relacionado à manutenção, mas sim a um problema operacional, que já foi solucionado nesta sexta-feira (12). Desta forma, a qualidade do lançamento do efluente tratado deverá voltar à normalidade gradativamente durante a próxima semana, melhorando o aspecto da água. O Instituto continuará monitorando a situação".

 

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai solicitar os laudos de análise do tratamento do efluente dos últimos seis meses e também os próximos laudos que serão emitidos. "A informação é de que o problema do sistema foi resolvido e que tudo voltará ao normal em três dias", explica a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Zandonadi. "Vamos disponibilizar esses laudos para a população, para que ela fique ciente sobre a qualidade da água", ressalta. 

A secretária disse ainda que quem tiver alguma denúncia ou dúvida deve entrar em contato com a secretaria, que até o momento não registrou nenhuma reclamação sobre o assunto. 

 

 

Fotos: Fernanda Zandonadi/Rádio FMZ

Confira mais Notícias

Pindobas recebe Festival de Balonismo com voos, gastronomia e apresentações culturais

MEI terá limite de faturamento ampliado para R$ 140 mil

RuralturES 2026 amplia estrutura e aposta na força dos roteiros capixabas

Obra de contenção de encosta em Marechal Floriano segue avançando

Colisão entre ambulância e carro de passeio deixa seis feridos na BR-262 em Domingos Martins

60 vagas para curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Venda Nova

Motociclista cai na pista e morre atropelado na BR 262 em Conceição do Castelo

Gênesis 2026: ideias inovadoras poderão se transformar em novos negócios na região Serrana