A primeira instituição a receber o acervo de livros, cartilhas, revistas e gibis é a Escola Antônio Teixeira de Melo, localizada no município. A partir das 8h30, a equipe do Parque estará apresentando a Biblioteca Itinerante para, aproximadamente, 60 alunos com fantoches, contação de história, pinturas e palestras. À tarde, outro grupo de 60 alunos também participa das atividades.
Em 2014, está prevista a inclusão de outras escolas no percurso itinerante da biblioteca, que conta com um acervo de aproximadamente 70 peças.
Bibliotecas itinerantes
O projeto Biblioteca Itinerante é oferecido nos seis Parques Estaduais e na Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, todos gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Sua apresentação é inspirada na identidade visual da unidade onde está inserida, com ilustrações de espécies típicas da fauna do local.
– Lontra: Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre.
– Onça Parda: Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica.
– Onça Pintada: Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.
– Bicho preguiça: Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.
– Macaco Barbado: Parque Estadual de Mata das Flores, em Castelo.
– Libélula: Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari.
– Lagarto: Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins.
Parque Estadual Mata das Flores
Foi criado pela Lei Estadual nº 4.617 de janeiro de 1992. Este importante remanescente florestal da Mata Atlântica, localizado nas terras quentes do município de Castelo, propicia a formação de um Corredor Ecológico até as áreas mais altas e frias dos Parques Estaduais de Forno Grande e da Pedra Azul. Podem ser observadas algumas espécies como cedrela, cássia, bromélias e palmáceas e a fauna é composta por gaviões, tucanos, corujas, pacas, raposas, preguiças, ouriços e macacos-prego. O entorno do Parque é de propriedades que cultivam café.
Localização: Município de Castelo.
Área aproximada: 800 ha.