Estudantes de municípios serranos iniciam aulas de programa destinado ao combate a drogas e violência

Nesta sexta-feira (19), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) inicia as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), envolvendo aproximadamente 700 crianças e adolescentes. Desta vez, os jovens de Domingos Martins e Marechal Floriano serão beneficiados pelo trabalho, que contará com o empenho de militares da 6ª Companhia Independente.

A solenidade de abertura das ações do Proerd – em ambos os municípios – será realizada às 9 horas, no Ginásio Theodoro Schwambach, na sede de Domingos Martins. O comandante da unidade militar da região, capitão PM Marcelo Corrêa Muniz, e representantes da prefeitura de Domingos Martins estarão presentes.

De acordo com o capitão Muniz, o trabalho do Proerd, nesta primeira fase, vai beneficiar uma média de 400 jovens em Domingos Martins e 297 em Marechal Floriano.

“Ampliar as ações desta iniciativa tão importante para a formação dos nossos jovens é de extrema importância. Com as novas turmas, o Proerd ganha força, também, na região serrana do Espírito Santo. Estamos empenhados neste trabalho de educação e conscientização e, desta forma, contribuimos para uma sociedade mais justa e comprometida com as ações do bem”, destacou o comandante.

Proerd

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo desde 2001 e tem como objetivo combater o uso de drogas e diminuir a criminalidade, mostrando às crianças as conseqüências negativas do uso do álcool, do tabaco e de outras drogas, formando cidadãos conscientes e mantenedores dos valores familiares.

Participam das atividades crianças de 4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, sempre uma vez por semana, quando um militar capacitado e fardado visita as unidades de ensino e desenvolve aulas para os alunos. Todos os policiais militares que ministram as aulas são graduados em Pedagogia e áreas relacionadas à Educação.

O projeto consiste também em uma ação conjunta entre o policial militar, educadores, pais, estudantes e comunidade. Os professores atuam como divulgadores das ideias do programa nas salas de aula e os pais dão continuidade a esse trabalho, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

Mais de 80 mil crianças já foram atendidas pelo Programa no Estado, implementado, inicialmente, em escolas da rede pública da Região Metropolitana da Grande Vitória e também em Linhares. Hoje, o programa engloba diversos municípios capixabas e, desde dezembro de 2003, o Estado já conta com aproximadamente 28.000 crianças e jovens participantes.

Confira mais Notícias

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade