* Por Leandro Fidelis
A ex-oficiala Magda Mara Cypriano Segal de Barros, afastada do Cartório de Notas e Registro Civil de Ibicaba, em Afonso Cláudio, por fraudar casamentos, terá que ressarcir os casais do valor pago pela certidão. Pelo menos 100 casais estão sem a união oficializada por causa da ex-oficiala.
De acordo com a assessoria do juiz Alcemir dos Santos Pimentel, o processo administrativo que apura a fraude ainda não foi concluído. A Justiça decidiu pela anulação dos casamentos e agora os casais terão que fazer o registro novamente. Os casais serão comunicados sobre a data e não vão ter custos.
A fraude veio à tona em fevereiro deste ano desde que alguns casais de São Jorge, Distrito de Brejetuba próximo à Ibicaba, começaram a ter problemas ao tirar documentos. Os pretendentes pagaram entre R$ 220,00 e R$ 350,00 para terem a união oficializada, mas a oficiala não teria repassado os documentos e papéis para o Fórum. Magda ainda teria se apropriado do dinheiro deles.
No dia 24 de junho, o afastamento de Magda Cypriano foi publicado no Diário Oficial. Quem assumiu o Cartório de Ibicaba foi Cíntia Petroneto, oficiala do cartório da sede do município.