Experiência com reciclagem amadurece projeto para próxima Festa da Polenta

A Festa da Polenta também pode ser um evento sustentável. Além de gerar renda, a experiência do recolhimento e destinação de embalagens recicláveis e óleo de cozinha na edição deste ano, amadureceu a ideia do projeto “Cantinho da Reciclagem”, que pode ser implantado a partir do próximo ano.

O objetivo é ter um ponto de recolhimento no local da festa. O assunto será discutido em breve pela diretoria da Associação Festa da Polenta- Afepol.

“Será uma boa oportunidade para a festa no que diz respeito ao meio ambiente. Se decolar esse projeto, será o primeiro evento desse porte no Estado a adotar efetivamente uma política de reciclagem e respeito ao meio ambiente”, afirma Vinícius Bernardi, diretor-técnico da Resitech Gerenciamento Ambiental, empresa do distrito de Alto Caxixe que fez a coleta durante a festa

Ao todo, foram recolhidos 938 quilos de material reciclável, além de 2.700 garrafas vazias inteiras de vinho e 650 litros de óleo de cozinha (confira relação abaixo), o que rendeu R$ 1.263,50 para a Festa da Polenta.

De acordo com Bernardi, o papelão será transformado em novas embalagens do material, enquanto as garrafas pet vão para a indústria de poliéster e podem até virar tecido. Já as latas de alumínio vão virar novas latas.

As garrafas de vidro inteira chegarão novinhas para produtores de vinho artesanal, e os cacos de vidro serão reciclados por indústrias que fabricam objetos de vidro. Quanto ao óleo de cozinha, o destino certo é uma empresa da capital que produz um composto misturado ao diesel, base do biodiesel.

Segundo a vice-presidente da Afepol, Marli Zandonadi, a sugestão para a reciclagem partiu dos próprios voluntários. “Gostamos demais da ideia e temos toda possibilidade de fazer a experiência da usina de reciclagem em 2011. A diretoria está totalmente aberta para essa questão ambiental.”

A iniciativa chamou atenção até de órgãos governamentais, como a Companhia Espírito Santense de Saneamento- Cesan, que fez o elogio por e-mail. “Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa do recolhimento e destinação de recicláveis e óleo de cozinha. Acompanhei a remoção do óleo e fiquei surpresa com o volume que deixou de ser lançado no meio ambiente ou na rede coletora de esgoto. Parabéns pela sustentabilidade da festa!”, disse Lorena Fávero Uliana, gestora do Pólo de Venda Nova do Imigrante.

Material recolhido:

Vidro quebrado – 115 kg

Garrafas Inteiras – 2700 unidades

Papelão – 150 kg

Plástico – 180 kg

Óleo de Cozinha – 650 litros

Latas de Alumínio – 493 kg

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização