Exposição apresenta personalidades e escritores negros

Como parte das atividades da 7ª Primavera dos Museus, em Domingos Martins, a Biblioteca Pública Municipal promove até esta sexta-feira (27), uma exposição sobre escritores e personalidades negras, com objetivo de valorizar e fomentar o respeito às culturas. No local, estão expostos livros, revistas, vídeos e outros materiais com a temática para que os visitantes possam se aprofundar na história de como os negros ajudaram a construir o país e o estado, bem como sua participação em nosso município. 

 

Segundo a organizadora da mostra, Ana Maria Silva, o objetivo da exposição corrobora com o tema norteador da Primavera dos Museus que é ‘Integração de Culturas’. “Muita gente imagina que não há afrodescendentes em Domingos Martins e engana-se. O município possui culturas riquíssimas: tanto do alemão, do italiano, do holandês que aqui chegaram e deixaram sua marca, bem como a dos afrodescendentes que também construíram neste local a sua história”, explica.

Para a exposição foram selecionados livros de Machado de Assis, Lima Barreto e Cruz e Sousa que estão entre os maiores escritores afrodescendentes do Brasil. Além disso, na literatura contemporânea podem ser vistas as obras de Elisa Lucinda e da americana Tonny Morrison. Outro chamariz da mostra está na coletânea escrita pelo capixaba Maciel Aguiar sobre importantes nomes de comunidades quilombolas do Estado como: Bernardo Cantador, Lauro e Rosalvo, Zé Coco, Neném Preta, entre outros.

 

“Além disso, estamos desenvolvendo um trabalho paralelo com crianças das séries iniciais que nos visitam. Há contação de histórias infantis para estimular o respeito às diferenças e ao fato de a cor da pele não influenciar na essência das pessoas. Também selecionamos materiais sobre jogos, brincadeiras e cantigas, além da influência que a cultura africana trouxe para nosso idioma”, ressalta Ana Maria.

 

E a culinária não ficará de fora. “Vamos preparar nesta semana o tradicional beiju, prato típico indígena, adaptado pelos negros. Na época, em seus quitumbos de preparação da farinha de mandioca, a produção do polvilho utilizado para fazer a iguaria era hora também social entre eles, já que era neste momento em que eles aproveitavam para socializar com a interação por meio de conversas e cantigas” finaliza.

 

Serviço:

Exposição Escritores e Personalidades Negras

Local: Biblioteca Pública Municipal de Domingos Martins

Data: Até 27 de setembro

Horário: 8h às 17h

Entrada Franca

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas