* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
A Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Estado, vai aumentar o número de feirantes e a oferta de produtos em breve. A Secretaria Municipal de Agricultura está selecionando candidatos a seis novas vagas, priorizando produtores de laticínios e massas.
A ideia é incrementar as opções de produtos, a exemplo de queijos condimentados, iogurtes, lasanhas, macarrão caseiro e integral e frango assado.
Leandro Fidelis |
Atualmente, a feira conta com 35 feirantes, que comercializam toda sexta-feira frutas, verduras, pães, bolos, biscoitos, geleias, além de artesanatos. Apesar do número de expositores registrados, aproximadamente 50 famílias, direta ou indiretamente, tem na feira uma fonte de renda extra.
O secretário Municipal de Agricultura de Venda Nova, Sávio Fileti, destaca que a movimentação financeira da feira fica em torno de R$ 1,4 milhão por ano, sendo R$ 700 mil só com o vale-feira concedido aos servidores públicos municipais e o vale-comércio.
“O vale-comércio é uma modalidade que criamos para incentivar as empresas do município a adquirirem o vale-feira e repassar para os seus funcionários mensalmente”, diz Fileti.
De acordo com a economista doméstica da Secretaria, Renata Carnielli, o público da feira tem se diversificado, e os turistas já são considerados uma grande parcela dos clientes. “O fato de a feira ser às sextas-feiras à tarde atrai a vinda de turistas que estão visitando a cidade e vão à feira para conhecer nossos produtos”, comentou.
A agente de compras Tatiana Pagoto aprova o aumento das opções de produtos. “Adoro levar para casa produtos caseiros e verduras e legumes sem agrotóxicos. A feira é também um momento de descontração.”
A agricultura representa entre 35% e 40% da movimentação econômica de Venda Nova. Atualmente, são 970 propriedades agrícolas, com a maior parte de agricultores familiares.