* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
A região considerada a maior produtora de inhame do Brasil estará em festa neste fim de semana. O distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, promove a 8ª Festa do Inhame, nos dias 07 e 08 de junho. A programação contará com pratos à base de inhame, exposições de produtos típicos, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola.
A abertura do evento está prevista para as 15h com Torneio de Bocha. Às 15h30, haverá visita técnica às propriedades produtoras de inhame. Encerrando o primeiro dia, às 17h, acontecerá o Torneio de Mora. O jogo tradicional trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos consiste em bater sucessivamente os dedos sobre uma mesa, contando em dialeto, até acertar o número da combinação da mão do jogador com a do seu adversário.
Já no domingo, a Festa recomeça com celebração às 10h, abertura da exposição e comercialização de inhame, às 12h, e entrega da premiação do melhor inhame, às 12h30. Um júri vai eleger o campeão em sabor e aparência.
A programação musical promete agitar o público a partir das 13h, com moda de viola, e show com a banda Lorenson, às 15h. A apresentação será interrompida às 16h para o sorteio de uma moto e retorna às 16h30.
A 40 quilômetros da sede do município, São Bento de Urânia é considerado o maior produtor de inhame no Brasil, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A quase 1.000 metros de altitude, os cultivos ocupam uma área de 600 hectares onde se produzem anualmente cerca de 25 mil toneladas do tubérculo.
O inhame é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que produzem ainda com legumes, verduras, uva e vinho. Já no município todo, cerca 35 mil toneladas de inhame são produzidas anualmente em uma área de 800 ha.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Antonio Carlos Petri, o objetivo da festa é divulgar os produtos e qualificar os agricultores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de promover a produção do inhame no município. O cultivo é familiar e garante o sustento das famílias.” Ainda segundo Petri, o inhame tem bom aproveitamento, as sobras são usadas na alimentação dos animais e no replante.
Serviço: O acesso pode ser pela BR-262, via Victor Hugo, pela ES-383, na altura do km 71 ou pela BR- 101, via sede de Alfredo Chaves.
Programação 8ª Festa do Inhame
Dia 07/06 – Sábado
15h- Abertura dos festejos e Torneio de Bocha
15h30- Visita técnica às propriedades
17h- Torneio de Mora
Dia 08/06 – Domingo
10h- Celebração com participação de comunidades vizinhas
12h- Abertura da Exposição e comercialização de inhame e produtos típicos
12h30- Entrega da premiação do melhor inhame
13h- Moda de viola
15h- Show com a Banda Lorenson
16h- Sorteio da rifa de uma moto Honda FAN 0 km
16h30- Continuação do show com a Banda Lorenson