Sábado, na Praça Arthur Gerhardt, em Domingos Martins, foi inaugurado o Busto em homenagem póstuma a Roberto Anselmo Kautsky, considerado um dos mais importantes orquidófilos do mundo.
Descendente de austríacos, Roberto Kautsky nasceu em 23 de maio de 1924, em Domingos Martins, cidade em que passou toda a vida. O ambientalista conquistou notoriedade mundial devido às pesquisas e descobertas que revelou ao mundo. Ele descobriu e catalogou mais de 1.150 espécies da flora e fauna da região serrana do Espírito Santo, a grande maioria de orquídeas e bromélias.
A preocupação com a preservação da natureza começou aos 9 anos de idade, ao acompanhar seu pai, que ia recolher troncos caídos para a construção do galpão da fábrica de refrigerantes Coroa. Durante um dos passeios ele viu pela primeira vez uma orquídea florida, retirou-a com cuidado e passou a cultivá-la. A partir deste dia, com sua curiosidade e sua força de vontade, começou a estudar e a pesquisar essas plantas.
Roberto Kautsky dividiu durante muitos anos sua paixão pela natureza com a vida de empresário. Uma das muitas frases de Kautsky resume sua filosofia de vida: A natureza é fundamental para a vida. Tudo que fizermos contra ela recairá sobre nós. O contato com a natureza nos traz bom humor; olhar uma flor traz serenidade ao homem que está tão violento.
O governador Paulo Hartung, que participaou da cerimônia, lembrou que o ambientalista capixaba contribuiu para divulgar a rica diversidade biológica da Região Serrana do Espírito Santo para o Brasil e para mundo. O seu trabalho ganhou reconhecimento no Brasil e no mundo. São ações relevantes prestadas ao povo de Domingos Martins e do Espírito Santo, à ciência e à questão ambiental. O Sr. Roberto é uma luz a iluminar caminhos nessa trilha que precisamos seguir, na direção de uma relação equilibrada entre o homem e a natureza, ressaltou.