As ações de fiscalização do Ibama no Estado, por meio das Operações Impacto Profundo e Bicho Solto, resultaram em mais de R$ 10 milhões em multas por crime ambiental. O número faz parte do balanço provisório de 2009 divulgado pelo Ibama.
Foram resgatados de cativeiros ilegais pela operação Operação Bicho Solto quase dois mil animais silvestres. Eles foram encaminhados para o Projeto Cereias, em Aracruz, onde são preparados para serem reintroduzidos à Natureza.
Entre as aves apreendidas, a espécie Coleiro foi a mais encontrada nos cativeiros ilegais de fauna. Dentre os quase dois mil animais resgatados, cerca de 400 estavam ameaçados de extinção, sendo o Bicudo a espécie ameaçada mais encontrada pelos fiscais do Ibama.
Já as ações da Operação Impacto Profundo II no litoral capixaba contra a pesca predatória resultaram em quase 600 estabelecimentos vistoriados. Mais de duas toneladas de lagostas foram apreendidas e doadas a entidades carentes.
Entre os materiais apreendidos pelo Ibama em 2009, estão 63 mil metros de rede caçoeira. Segundo o agente do Ibama Olavo Galvão, a quantidade de rede apreendida poderia retirar do oceano mais de uma tonelada de corais e algas calcárias por dia.
Além das redes, também foram apreendidos quatro compressores para captura de lagostas. Segundo o Ibama, dois terços das lagostas capturadas com este aparelho estavam abaixo do tamanho mínimo permitido (* Gazeta Online).