Polícia

Ibama apreende 27 pássaros irregulares em Brejetuba

* Por Leandro Fidelis (às 19h30)

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama apreenderam nesta quinta-feira (2) 27 pássaros criados em cativeiros clandestinos em Brejetuba, Região Serrana do Estado. Foi o último dia da operação “Impacto Profundo”, iniciada em janeiro em todo o Espírito Santo. Ninguém foi preso e o delegado da cidade vai convocar os criadores nos próximos dias.

Com apoio das polícias Militar e Civil, foram localizados 24 pássaros dentre canários da terra, melros, trinca-ferros, coleiros e três papagaios de peito roxo, espécie ameaçada de extinção. A multa chega a R$ 5.500,00 para quem cria este animal irregularmente. Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens- Cereias, em Aracruz, para serem reabilitados.

A operação começou às 8 horas desta quarta e só terminou às 5 da tarde de hoje. De acordo com o coordenador José Ronaldo Pinheiro Costa, as apreensões são baseadas em denúncias de moradores através da “Linha Verde”.

O Ibama também vistoriou criadouros autorizados em Brejetuba. Alguns foram notificados por não estarem com o número de animais em conformidade com a declaração do criador.

O Ibama também está restringindo a liberação de anilhas de controle de animais. “Antes o criador pedia um número ilimitado e o Instituto liberava. Agora, estamos checando se existe o número de filhotes condizente com a declaração apresentada ao Ibama”, explicou o fiscal.

Ele disse ainda que a “Impacto Profundo” está coibindo o comércio ilegal de pássaros. O saldo total da operação desde janeiro será divulgado em breve.

* Serviço: O telefone do Ibama para denúncia é o 0800 618080 (LINHA VERDE). A ligação é gratuita.

Confira mais Notícias

Polícia Civil conclui investigação de furto qualificado e indicia três suspeitos em Venda Nova

Ação das polícias Civil e Militar apreende drogas e prende suspeito de tráfico em Venda Nova

Operação apreende grande quantidade de munições e armas e prende cinco homens em Afonso Cláudio

PC conclui investigação de furto em loja e recupera bens avaliados em R$ 26 mil em Venda Nova

Suspeitos de praticar fraudes virtuais na região Serrana do ES são presos em Goiás e Mato Grosso

Homem de 48 anos é preso por estupro de vulnerável em Venda Nova do Imigrante

Policiamento na região Serrana será fortalecido com a criação do novo Batalhão da PM em Afonso Cláudio

Ação integrada prende dois homens por tráfico de drogas em Conceição do Castelo