Incêndio destrói 50 toneladas de lixo reciclável em Castelo

Um incêndio iniciado na madrugada de domingo (19) destruiu parte da sede do projeto Reciclando Vidas, localizada no bairro Garage, em Castelo. Na manhã desta segunda, ainda era possível ver pequenas chamas e muita fumaça no local.

Os 21 catadores que fazem a coleta seletiva na cidade estão desolados porque, dentro do depósito, estavam armazenados materiais já separados para venda. O projeto foi criado há cinco anos. Os coletores recebem os materiais das residências da cidade e , depois de separar e prensar, vendem os produtos para reciclagem.

“Nosso esforço foi queimado. “É minha única fonte de renda. Foram oito meses de trabalho perdido”, desabafa Maria Madalena Avelar. O incêndio atingiu o galpão onde é depositado e separado o lixo reciclado e coletado em Castelo.

Já foram usados 14 carros-pipa na tentativa de apagar o fogo. Mas a grande quantidade de papel e plástico facilita a expansão das chamas. Existe a desconfiança de incêndio criminoso. Calcula-se que tenham sido perdidos cerca de 80% do material coletado – aproximadamente 50 toneladas.

“Aqui, 76 pessoas dependem desse trabalho. Daqui a mais ou menos uma semana as atividades devem voltar ao normal”, frisa o coordenador do projeto, Marcelo Cruz.

* Gazeta Online

Confira mais Notícias

Venda Nova se prepara para corridas Kids e Rústica no aniversário de 37 anos do município

Divulgada programação da festa de emancipação política de Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante pode ter aeroporto próximo à BR 262

Veja como fica o expediente da Prefeitura de Venda Nova no feriado de Páscoa e Tiradentes

Orgulho de Ser das Montanhas Capixabas: uma campanha de valorização regional

Venda Nova abre inscrições para pré-cadastro de castração gratuita de cães e gatos

Madeira tratada: sustentabilidade e inovação para o futuro da construção civil

Clube Recreativo Venda Nova convoca associados para assembleia geral