No período de 12 e 16 de outubro será realizado em Castelo o primeiro Inventa Brasil, com o tema 'Inovação gerando qualidade de vida para os animais e o homem'. A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas passem pelo Castelão, local onde será realizado o evento. Um dos grandes atrativos da festa é a exposição do cavalo da raça Percheron, com 1.200 quilos. Além disso, será apresentado pelos alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um show de química, além de um observatório e planetário da universidade.
O objetivo do Inventa Brasil é incentivar, divulgar e premiar os projetos inovadores na área de ciências agrárias (veterinária, agronomia, zootecnia e engenharia florestal), desenvolvidos nas instituições de ensino e pesquisa e nas propriedades rurais que apresentem soluções inventivas para um problema técnico, eficientes e de custo acessível. Além de valorizar o produtor rural, possibilitando a exposição de seus animais e mostrando a importância de se produzir um leite de qualidade.
Haverá torneio leiteiro, concurso do inventor rural brasileiro e mostra de ciência aplicada. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.facastelo.br. A taxa de inscrição é a entrega de cinco quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades beneficentes.
São 40 vagas para o torneio leiteiro, o primeiro no Brasil que vai premiar a qualidade do leite. Além de 30 estandes do Inventa Brasil, sendo quinze para o inventor rural e quinze para a mostra de ciência aplicada. Os inventores fazem suas inscrições, os dez melhores de cada categoria participam da disputa.
Os três primeiros colocados da mostra de ciência aplicada e do concurso do inventor rural recebem troféus e R$ 6.000,00 em prêmios. A premiação total do torneio leiteiro chega a R$ 12 mil. O Inova Castelo é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Faculdade de Castelo (Facastelo) e a Prefeitura Municipal de Castelo.
Confira a programação do Inventa Brasil 2011:
Torneio leiteiro:
Quarta-feira – 12/10:
8:00 -14:00 – chegada das vacas do torneio leiteiro
19:00: Esgota de todas as vacas do torneio
Quinta-feira – 13/10:
6:00 – ordenha categoria: livre
7:00 – ordenha: categorias 25 e 35kg.
14:00 – ordenha categoria: livre
19:00 – ordenha: categorias 25 e 35kg.
22:00 – ordenha categoria: livre
Sexta-feira – 14/10:
6:00 – ordenha categoria: livre
7:00 – ordenha: categorias 25 e 35kg.
14:00 – ordenha categoria: livre
19:00 – ordenha: categorias 25 e 35kg.
22:00 – ordenha categoria: livre
Sábado – 15/10:
6:00 – ordenha categoria: livre
7:00 – ordenha: categorias 25 e 35kg.
14:00 – ordenha categoria: livre
19:00 – ordenha: categorias 25 e 35kg.
22:00 – ordenha categoria: livre
23:00 – Encerramento: entrega da premiação
Concurso do Inventor Rural Brasileiro & Mostra de Ciência aplicada
Sexta-feira – 14/10:
13:00 às 22:00 -Exposição dos trabalhos científicos e invenções rurais
Sábado – 15/10:
10:00 às 22:00 – Exposição dos trabalhos científicos e invenções rurais
14:00 às 17:00- Julgamento das melhores invenções e trabalhos científicos
20:00 – Premiação
Programação cultural:
Quinta- feira – 13/10 :
Praça de alimentação com comidas típicas
Atrações para crianças
19:00 – Abertura oficial do INVENTA BRASIL
20:00 – Shows com artistas da terra
Sexta-feira – 14/10:
Praça de alimentação com comidas típicas
Atrações para crianças e show de química a partir das 14 horas
20:00 – Show
Sábado – 15/10:
Praça de alimentação com comidas típicas
Atrações para crianças e show de química a partir das 10 horas
20:00 – Show
Domingo – 16/10:
11:00 às 15:00 – Almoço musical
Atrações para crianças