Lançamento de documentário sobre a vida do bailarino Carlos Lowzada em Muniz Freire

A Casa da Cultura de Muniz Freire realizará, no dia 14 de agosto, às 19 horas a abertura da Exposição “Carlos Lowzada, do mundo para Muniz Freire”. Na ocasião, será exibido o documentário sobre a vida do bailarino, produzido pela secretaria de cultura do município. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de agosto, das 8 às 18 horas.

Biografia

Informações extraídas dos arquivos do próprio bailarino, comprovadas por recortes de jornais e revistas, cartazes e panfletos de espetáculos:

José Carlos Louzada (Carlos Lowzada) nasceu em Muniz Freire em 19 de maio de 1951. Filho de Paulo Louzada e de Maria José Louzada. Sua primeira vocação artística foi a música. Formado pela Escola de Bailados do Teatro Municipal de São Paulo e pela Universidade de São Paulo. Sua carreira profissional começou no Teatro Guaíra, em Curitiba. Grandes ballets surgiram em seu repertório: Giselle, A Bela Adormecida, Jeux dês Cartes, El Amor Bujo, Dom Quixote. Estudou em Cannes com Rosella Hightower e recebeu então um convite para trabalhar no Teatro Municipal de Avignon. Mais tarde foi para a Ópera de Monte Carlo.

Em Paris fez aperfeiçoamento com Nina Virowbova, Yvete Chauviré, Gilbert Mayer, Raynmond Franchetti e Serge Peretti. Em 1979 foi para o Teatro São Carlos de Lisboa trabalhar com Armando Jorge e ao seu repertório foram acrescentadas Raymonda, Les Sílfides, O Baile dos Cadetes e uma infinidade de Ballets contemporâneos.

Grandes nomes

Lowzada trabalhou na Alemanha e teve oportunidade de dançar ao lado de grandes nomes do ballet, tais como Rodolf Nureyev, Carlos fracci, Alexander Goudnov. Dançou pela Finlândia, Suíça, Holanda, Inglaterra, Espanha. Teve contato com o Teatro Maggio Musicale Fiorentino (Florença – Itália), onde também freqüentou a Escola Superior de Belas Artes de Florença.

Em Paris, fez o curso de História da Arte e viajou por toda a Europa pesquisando e estudando a dança e a arte de um modo geral e no seu mais variado estilo. Formado também em Ciências Contábeis e Filosofia Pura, sendo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. Em 1981 voltou ao Brasil e ingressou no teatro Municipal do rio de Janeiro, então sob a direção de Dalal Aschar. No Municipal, atuou ao lado de Márcia Haydée, Natália Makarova, Zandra Rodrigues, Fernando Bujones, Ana Botafogo e tantos outros.

Participou de muitas produções, como Copélia, La Fille Mal Gardée, Sagração da Primavera, Quebra Nozes, Romeu e Julieta, O Lago do Cisne e A Floresta Amazônica. Carlos Lowzada dançou por todas as capitais do Brasil. Artista Emérito, título que recebeu da Organização de Críticos e Jornalistas do Brasil.

Amante da dança, da música, do canto e das artes em geral. Estudioso incansável, além de bailarino era professor de dança, coreógrafo, pianista e dominava vários idiomas. Era membro do Coral da Igreja de Nossa Senhora da Copacabana – RJ, um dos Diretores do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Presidente da Comissão de Bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro – ACOBATEMURJ.

Humildade, paixão e dedicação – a dança, o ballet para Carlos Lowzada foi a realização de um lento itinerário feito de mais de vinte anos de eficiente, digno e brilhante trabalho. Faleceu em 22 de novembro de 1991, deixou uma carreira exemplar que exerceu com competência e integridade, e amigos sinceros, que cultivou com reciprocidade, respeito e a presença sempre marcante.

Onde fica:

Casa da Cultura de Muniz Freire/ES

Praça Antônio Guizzardi, nº50, Centro, Muniz Freire/ES- CEP 29380000- Telefone: (28)35441699

Confira mais Notícias

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Espetáculo “Maria Mineirinha em: Oncotô” neste sábado (26) em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante