FMZ A Rádio
da Família

Lei que garante o título de Capital Nacional do Agroturismo à Venda Nova é sancionada

 

A Lei que confere o título de Capital Nacional do Agroturismo à Venda Nova do Imigrante foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). O Projeto de Lei (PL) 1.847/2021 que atribui esse título ao município foi aprovado pelo Senado no último dia 20 de junho e, agora, sancionado pelo Presidente da República Luíz Inácio Lula da Silva. 

 

O projeto é de autoria do deputado federal Evair de Melo que comemorou a oficialização do título. "Ess título, abre para nós uma grande janela de oportunidade, de valorização das nossas tradições , cultura, saber, território e acima de tudo dialoga  com o futuro, uma vez que Agroturismo nos remete a sustentabilidade e tudo isso irá trazer com as oportunidades mais renda e dignidade para nossa gente e nosso povo. Ganham todos  nós . Família, tradição, trabalho, fé, alegria  são marcas desse nosso município, agora é olhar para  o futuro sem abrir mão desses valores.  O que era sonho, agora é realidade. Grazie mille!", disse o deputado. 

 

Com uma população de cerca de 25 mil habitantes, Venda Nova do Imigrante se destaca na produção de produtos artesanais, como bolos, biscoitos, geleias, macarrão, queijos, artesanato em madeira, bordados e sabonetes. Um dos maiores eventos realizados na cidade é a Festa da Polenta, celebrada anualmente no mês de outubro. Além disso, a cidade, nas Montanhas Capixabas, recebeu cerca de 40 mil pessoas de 15 a 18 deste mês na 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2023).

 

O município capixaba recebeu o título de Capital Nacional do Agroturismo em 2005, concedido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e chancelado pelo Ministério do Turismo no ano seguinte.

 

Venda Nova começou a desenvolver o agroturismo em 1987, quando a atividade nem tinha nome no Brasil. A denominação usada vem do italiano “agriturismo” e foi na Itália que os primeiros empreendedores buscaram informações para a prática. Em 1994, o município foi o primeiro do Brasil a criar o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

 

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, Venda Nova do Imigrante já é destaque nacionalmente e, com título oficial, haverá ainda mais oportunidades de crescimento econômico, investimentos e visibilidade para o município. “O agroturismo está na essência de Venda Nova. Esse título oficial é motivo de orgulho, porque representa toda a luta e o empenho do nosso povo tão honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. Quero aqui parabenizar toda a nossa população vendanovense. O amor por nossa cidade, o trabalho árduo e a dedicação com o nosso município permitiram com que chegássemos a esse patamar de excelência”, disse Mineti.

 

Atualmente, a Associação de Desenvolvimento do Agroturismo (Agrotur), criada em 1993, conta com 43 associados. O Agrotur ainda estimula e divulga o agroturismo, com a confecção de folders, captação de mídia espontânea, suporte para participação em feiras e também na elaboração dos mapas com roteiro do agroturismo.

 

O agroturismo de Venda Nova do Imigrante se tornou referência nacional. Vários municípios capixabas e de outros Estados vêm visitar o município para conhecer o modelo de agroturismo praticado aqui.

 

 

 

Confira mais Notícias

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova

Cidades

Governo do ES inaugura obras e anuncia novos investimentos em Marechal Floriano

Turismo

Pedra Azul é o segundo local mais acolhedor do Brasil

Emprego

ES cria mais de 34 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em 2023

Cidades

Venda Nova intensifica ações contra a dengue

Chuvas

Galeria sobre o Rio Viçosa cede após chuvas em Venda Nova