* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Moradores do Bairro Minete, em Venda Nova do Imigrante, estão convivendo com um verdadeiro lixão a céu aberto. O local fica na Avenida José Minete, próximo ao posto de saúde do bairro. A prefeitura faz a coleta de lixo e há uma caçamba para recolher entulho, mas alguns moradores jogam resíduos fora do lugar apropriado e esse material acaba não sendo retirado. O resultado desse descuido é mau-cheiro e insetos que invadem as casas de quem vive perto do local, além dos riscos à saúde.
A doméstica Carla Betini Mendes (21) vive em um prédio que fica bem próximo à área onde o lixo é depositado. Ela conta que tem problemas até para deixar aberta a janela do quarto do filho, que tem dois meses de vida. “O que mais prejudica é o cheiro e as moscas que aparecem por causa do lixo. Eu não posso deixar a janela do quarto do meu filho aberta. Nos dias quentes, nem mesmo a porta da sala eu posso abrir”, desabafa Carla.
Ela não é a única a ter dores de cabeça por causa do lixo jogado indevidamente na rua. Luciana Botacin (26), também doméstica, mora no mesmo prédio e relata os problemas com insetos e o mau-cheiro. “Algumas pessoas jogam restos de comida e isso faz aparecerem várias moscas que vêm parar aqui em casa. Tenho que deixar as portas e janelas fechadas por causa disso”, conta Luciana.
A Prefeitura já fez a limpeza do local, mas os moradores voltam a jogar lixo fora da caçamba. “O Poder Público não consegue manter a cidade limpa se os moradores não fizerem sua parte. A população tem que se conscientizar e jogar o lixo no local correto”, acredita Marcelo Perim, secretário de obras de Venda Nova. Perim esclarece que não é responsabilidade da empresa que faz a coleta de entulho recolher o material depositado fora da caçamba.
A empresa que retira o entulho disse que o recolhimento do material é feito até três vezes por semana, sempre que a caçamba estiver cheia. A empresa também disse que os moradores podem depositar entulhos na caçamba, com exceção de materiais como papel, plástico e isopor.