Cidades

Mais de 11 mil moradores serão beneficiados com água tratada em Ibatiba

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) assinou, na manhã desta terça-feira (8), ordem de serviço para início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ibatiba, na região da Serra do Caparaó, no Espírito Santo. Serão investidos R$ 2,8 milhões na melhoria dos sistemas de distribuição e tratamento de água que vão beneficiar mais de 11 mil moradores.

A solenidade de assinatura foi realizada no plenário Eden Faustino Bernardo, na Câmara Municipal de Ibatiba. O evento contou com a presença do diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli; do diretor de Operação do Interior, Carlos Fernando Martinelli; além de empregados da Companhia, lideranças e autoridades do município.

Em seu pronunciamento, Carnelli destacou que a obra é o cumprimento de um compromisso firmado entre a Cesan e o município de Ibatiba. Ele lembrou ainda que o investimento só foi possível devido ao empenho do Governo do Estado, por meio da Cesan que, agora, economicamente recuperada, tem capacidade para investir na melhoria dos serviços de água e esgoto nos municípios onde atua.

O presidente anunciou também que a Companhia já contratou a elaboração dos projetos de engenharia para implantação do sistema de esgotamento sanitário em Ibatiba. “Além de melhorar a qualidade do abastecimento de água, pretendemos melhorar a qualidade dos rios, com a implantação de coleta e tratamento de esgoto no município. Porém, a responsabilidade de cuidar dos mananciais não é só do Governo e da Cesan, mas de toda a sociedade. Cada fazendeiro, agricultor e cidadão deve se responsabilizar pela preservação. O investimento que está sendo realizado hoje em Ibatiba foi necessário devido à degradação do rio, que prejudica o abastecimento de água para a população”, concluiu.

Já Carlos Fernando Martinelli destacou que o investimento em Ibatiba é o maior realizado em melhorias do abastecimento de água nos municípios do interior. “O projeto foi desenvolvido para acompanhar o crescimento populacional da cidade durante os próximos 20 anos, garantindo água de qualidade e desenvolvimento sustentável para o município”, explicou.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses. Serão implantados mais de 12 mil metros de redes de distribuição, duas elevatórias e três reservatórios com capacidade total para armazenar mais de 700 mil litros de água tratada. Também serão realizados investimentos na captação e na estação de tratamento de água do município.

As obras fazem parte do Programa Águas Limpas, que entre 2003 e 2011, vai investir mais de R$ 1 bilhão em obras de água e esgoto nos municípios atendidos pela Cesan. É a maior aplicação de recursos em saneamento já realizada no Espírito Santo.

* Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Confira mais Notícias

MEIs poderão ser contratados pela Prefeitura de Venda Nova para prestação de oito tipos de serviço

Encontros com Produtores Rurais do Sicoob ampliam acesso à tecnologia

Trecho da BR 262 em Venda Nova é parcialmente interditado após parte da pista ceder

Venda Nova realiza evento especial para as mulheres na próxima segunda-feira (23)

Músico de Conceição do Castelo lança novo EP de composições autorais nesta quinta-feira (19)

ECA Digital: lei que busca proteger menores de idade na internet entra em vigor nesta terça (17)

Motorista fica ferido após acidente na Rodovia Pedro Cola em Venda Nova

TRE-ES encaminha mensagens via SMS a eleitores sem biometria coletada em Venda Nova