Mais de 3.000 voluntários na Festa de Corpus Christi em Castelo

*Redação FMZ

 

A 51ª Festa de Corpus Christi de Castelo vai contar com mais de 3.000 voluntários na confecção do 1,5 km de tapetes. Um trabalho que começa muitos meses antes e que resulta na maior e mais antiga festa de Corpus Christi do Espírito Santo e uma das dez maiores manifestações religiosas do país, que este ano deve ser visitada por cerca de 80 mil pessoas.

 

E tem gente de todas as idades que ajuda a fazer tudo isso, desde crianças até gente bem idosa. Uma delas é Alexandrina Nogueira, a "Dona Lola", de 91 anos completos no último domingo (15). Ela não usa óculos, mora sozinha e faz tudo dentro de casa.

 

Aposentada, ela trabalhou como lavadeira durante 23 anos da Irmã Vicenzia, idealizadora dos tapetes de Corpus Christi em Castelo. Ela é uma das que colaborou na confecção do primeiro tapete, em 1963, em frente à capela da Santa Casa de Misericórdia de Castelo, e ainda se recorda bem daquele tempo.

 

"Eu ajudei a Irmã Vicenza a picar muitas folhas para fazer o primeiro tapete. Ele era pequeno, mas ficou muito bonito e na época muita gente foi ver. A cada ano a festa melhora mais, fica mais bonita, com mais gente e mais emocionante. Eu gosto muito de ajudar. Esse ano nem sei quantas tampinhas de garrafa eu colei. Eu quero ajudar no trabalho da festa até quando eu puder, até quando Deus me permitir", contou "Dona Lola".

 

Com toda essa vitalidade ela ajudou a colar 215 mil tampinhas de garrafas. O grupo de 15 pessoas será responsável este ano pela passadeira com os temas  "Estive doente e foste me visitar" e "Eucaristia e arte", que vão ornamentar 76 metros da Avenida Ministro Araripe. Eles também vão usar para compor essa parte do tapete pedra colorida, palha de café e borracha de pneu triturada.

 

"Nossa ideia é homenagear o Senhor Jesus que nos deu o que temos e o que somos. É uma glória poder participar e ver o resultado depois e a admiração das pessoas que visitam a nossa arte", comentou a professora aposentada Romilda Campanha, que participa há 50 anos da festa de Corpus Christi e há alguns anos cede a garagem da casa dela para os trabalhos antecipados do grupo. Às vésperas da maior festa religiosa da cidade o local está tomado por grandes quadros de papel colados com tampinhas e já coloridos com seis cores diferentes.

 

A ornamentação da frente da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha este ano terá a valorização da cultura local. Ao invés de flores, serão utilizados galhos de café com frutos maduros e de trigo. "Fizemos uma campanha com os produtores de café do município que vão trazer os galhos com o café maduro e também folhas verdes. Não sabemos a quantidade ainda, mas garanto que será muito. Queremos representar a Eucaristia, que o café também é para nós o alimento para o corpo, com o trabalho suado do homem nas lavouras", revelou Lúcia Travaglia, que há 20 anos coordena os trabalhos de ornamentação do altar da missa campal.

 

De acordo com o Frei Mário Aparecido, pároco local, essa é a maior demonstração de unidade durante o feriado católico. "É como diz uma antiga expressão usada por teólogos, que assim como os grãos do trigo são muitos e quando moídos formam um só pão, a festa de Corpus Christi com esse voluntariado todo é assim. Os irmãos unidos por um só objetivo.”

 

Jovens também contribuem

O grupo da Infância e Adolescência Missionária este ano resolveu antecipar o trabalho e também envolver mais crianças nos preparativos, solicitando aos alunos da catequese e das escolas da cidade que preparassem pães e peixes para ornamentar cestas da passadeira número 12, na Rua Antônio Machado, com o tema "A multiplicação de pães e peixes". O resultado disso foi a arrecadação de cerca de 1.000 trabalhos.

 

"Nosso objetivo foi despertar nos pequenos o interesse e o gosto pelo trabalho da festa de Corpus Christi. Porque no dia todos querem ajudar a fazer, mas esse preparo antecipado, que envolve tanta gente, também precisa ser preservado para dar continuidade à nossa festa", disse Eliane Colodete, coordenadora da passadeira.

 

Outra contribuição dos jovens será a transmissão ao vivo da missa campal, no início da noite desta quarta-feira (18). A iniciativa é de um grupo de 20 estudantes do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual da cidade que participam do Projeto “Atitude JB”.

 

O serviço será prestado com um total de 15 horas de transmissão, através do endereço eletrônico: www.atitudejb.com, pelo grupo "Jovens de Atitude João Bley". Para o internauta, basta acessar o endereço que o link vai estar disponível na Home Page do site. O link da transmissão também pode ser encontrado no site da Prefeitura de Castelo: www.castelo.es.gov.br.

 

Todos os 20 alunos são voluntários, e o projeto é Coordenado pelo Professor de Educação Física da Escola, Marcelus Khede.

 

Confira programação de Corpus Christi em Castelo e outras localidades da região!

 

Castelo

18 de junho (quarta-feira)

18- Início da confecção dos tapetes

19h- Abertura da Praça de Alimentação

– Abertura da Exposição “Retrospectiva de Corpus Christi” (Centro Cultural)

19h30- Apresentação cultural Praça Três Irmãos

 

19 de junho (quinta-feira)

07h- Missa da Família

09h- Missa da catequese e da Infância e da Adolescência Missionária

10h30- Missa dos Jovens

11h- Apresentação cultural- Praça Três Irmãos

12h- Missa

16- Missa campal com bispo diocesano

17h30- Procissão

16h30- Encerramento

 

Alfredo Chaves

19 de Junho (quinta-feira)

10h – Santa Missa do Dia de Corpus Christi, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória: Dom Luiz Mancilha Vilela.

11h – Procissão com o Santíssimo.

12h – Almoço Comunitário e Leilões em Prol da Reforma da Igreja Matriz

 

Pindobas (Venda Nova do Imigrante)

19 de Junho (quinta-feira)

10h- Missa seguida de procissão

14h- Torneio de bocha com premiação para os três primeiros lugares

17h- Show musical

 

Domingos Martins

Pedra Azul

22 de junho- domingo

10h- Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima

*Os tapetes serão confeccionados às 14 do próximo sábado (21), tendo como tema a Campanha da Fraternidade e a Eucaristia

 

Paraju

22 de junho- domingo

10h- Missa no campo de futebol

12h30- Encerramento com procissão sobre os tapetes até a gruta

Confira mais Notícias

Licenciamento do Veículo: confira passo a passo para emitir o documento de forma digital

Exposição Nacional de Orquídeas vai até domingo (15) em Venda Nova

Por meio da aventura, Trilheiros promovem a solidariedade durante o ano em Venda Nova

4ª RuralturES reúne quase 20 mil visitantes e movimenta R$ 5,5 milhões em negócios locais

Sicoob ES é uma das melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo

Fogo

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

Oito estados e DF têm alerta de grande perigo para baixa umidade

RuralturES vai até domingo (8) com mais de 160 expositores e experiências únicas em Venda Nova