Cidades

Mais segurança para Santa Teresa e Região Serrana

A segurança pública em Santa Teresa e cidades vizinhas vai ganhar um expressivo reforço. Até fevereiro, a 8ª Companhia Independente, com sede em Santa Teresa, deve contar com mais dez viaturas equipadas com computadores e GPS. Os veículos vão se somar aos oito que já detêm a tecnologia, informou o comandante da 8ª Cia, Major Paulo César.

 

Segundo o major, as viaturas já foram adquiridas e estão no Quartel da PM em Vitória para a regularização da documentação e a instalação dos equipamentos. “Com o GPS, o Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social) pode acompanhar todo o movimento das viaturas”, explicou.

 

Os computadores permitirão aos policiais checar dados de pessoas e veículos abordados durante operação em qualquer local. “Se o indivíduo nos dá um endereço, teremos condição de checar se é verdadeiro ou não. Poderemos saber se possui mandado de prisão, se já foi condenado em processos judiciais. Com isso vamos evitar o deslocamento dos policiais dos pontos de operação até uma delegacia para acessar os dados”, detalhou.

 

E não é só. Os aparelhos virão com acesso a um cadastro nacional de veículos, onde poderão saber a situação dos automóveis abordados, independente do estado de origem, contou Paulo César. Além de Santa Teresa, a 8ª Cia atende Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã.

Cidade deve ganhar 16 câmaras de videomonitoramento

 

Foi concluído no último dia 5 o projeto para a instalação de câmaras de videomonitoramento das cidades abrangidas pela 8ª Cia. O major espera que em 2012 Santa Teresa já possa contar com a novidade.

 

A cidade deverá ter 16 câmeras, assim como as demais. A exceção é Santa Maria de Jetibá, cuja previsão é de 24. “O projeto foi feito gratuitamente por uma empresa parceira e já foi entregue à diretoria de Tecnologia da PM. Agora depende da abertura de licitação para instalação e manutenção”, adiantou.

 

A Prefeitura de Santa Teresa vai participar cedendo seis funcionários, que serão treinados pela PM para o monitoramento.

 

Companhia pode virar Batalhão

 

Uma outra novidade é que a 8ª Cia pode ser transformar em um novo Batalhão da PM capixaba. Segundo o major Paulo César, os recursos para a construção da sede do futuro Batalhão estavam para compor o orçamento estadual de 2012. A Prefeitura já está à frente da gestão do processo de desapropriação da área.

Confira mais Notícias

Obras na cratera da BR-262 devem começar nesta quinta-feira (2) em Venda Nova do Imigrante

Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova do Imigrante completa 49 anos de fundação

DNIT assina ordem de serviço para obras em cratera aberta na BR 262 em Venda Nova

Pindobas recebe Festival de Balonismo com voos, gastronomia e apresentações culturais

MEI terá limite de faturamento ampliado para R$ 140 mil

RuralturES 2026 amplia estrutura e aposta na força dos roteiros capixabas

Obra de contenção de encosta em Marechal Floriano segue avançando

Colisão entre ambulância e carro de passeio deixa seis feridos na BR-262 em Domingos Martins