* Redação FMZ
As ruas de Marechal Floriano, na Região Serrana, vão ganhar 20 câmeras de videomonitoramento no primeiro semestre de 2015. Nesta semana, foram divulgados os locais onde serão instalados os equipamentos que visam aumentar a segurança na cidade.
Os pontos já haviam sido definidos em uma reunião em junho com a participação da comunidade. As áreas contempladas incluem as principais ruas e avenidas, além de trechos da BR-262.
Divulgação |
![]() |
O projeto chegou ao município por meio do convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Os primeiros passos do cronograma de execução, que consta no convênio, já foram dados. São eles a identificação e a homologação dos pontos de instalação das câmeras.
Também já está disponível o espaço físico para a implantação da Central Integrada de Monitoramento (CIM). De acordo com a assessoria da Prefeitura, a Central será instalada no imóvel onde ficam os equipamentos de transmissão e as torres de sinais de TV, conhecido como “Morro da Macefel”.
A partir daí, existem outras cláusulas e prazos a serem respeitados e que só começam a contar a partir da emissão da ordem de serviço dada pelo Governo do Estado. A Sesp informou que aguarda a liberação orçamentária para emissão da ordem.
Com a instalação das câmeras, o objetivo é aumentar a eficiência nas intervenções preventivas e repressivas, feitas pelo policiamento ostensivo, além de auxiliar no processo investigativo para a identificação de infratores da lei.
O projeto vai custar R$ 818.995,00 para o Governo Estadual. Em contrapartida, a Prefeitura de Marechal vai investir em equipamentos para a central de monitoramento e na contratação de funcionários para atuarem com o sistema. Para isso, devem ser destinados R$ 100 mil.
“Nós estamos empenhados em melhorar cada vez mais as condições de segurança no nosso município”, afirmou o prefeito, Lidiney Gobbi.
O empresário Gilmar Freire de Andrade, sócio de uma loja de material de construção na Rua Carlos Hand, que ganhará duas câmeras, está confiante no projeto.
“Vai ser mais seguro para nós, uma vez que a câmera vai inibir a ação de bandidos. Melhor evitar desde o início, sem esperar o crime acontecer para resolver”, disse o empresário.
As 20 câmeras de monitoramento serão fixadas nos seguintes pontos:
CAM1 – BR 262 x AV ARTHUR HAESE x RUA DAS AZALÉIAS
CAM2 – AV. ARTHUR HAESE x RUA CARLOS HAND
CAM3 – RUA ARMANDO WALCHER x RUA CARLOS HAND
CAM4 – AV. ARTHUR HAESE x BR 262
CAM5 – ESTRADA DO CARACOL x RUA ARMANDO WALCHER
CAM6 – AV. ARTHUR HAESE x BR 262
CAM7 – BR 262 x RUA DAVID CANAL
CAM8 – BR 262 x RUA THIERES VELOSO
CAM9 – RUA DELIMAR SCHUNK
CAM10 – RUA DELIMAR SCHUNK x RUA BERNADINO PINTO
CAM11 – PRAÇA JOSÉ HENRIQUE PEREIRA x RUA SANTANA x AV. PRESIDENTE KENNEDY
CAM12 – RUA HELENA SANTA CLARA EFFEGEN x RUA WALDEMAR MEES
CAM13 – RUA THIERS VELOSO x RUA EMILIO HULLE
CAM14 – RUA EMILIO GUSTAVO HULLE x RUA CLARA ENDLICH
CAM15 – AV PRESIDENTE KENNDY x RUA EMILIO HULLE
CAM16 – RUA VICTOR TRAVAGLIA x RUA MANOEL KILL x AV. GUSTAVO HERTEL
CAM17 – AV GUSTAVO HERTEL x CAMPO BOM DE BOLA
CAM18 – PRAÇA SANTA RITA x AVENIDA GUSTAVO HERTEL x RUA THEOBALDO RUPF
CAM19 – AV. GUSTAVO HERTEL x ZÉ MARIA VASCONCELOS
CAM20 – AV GUSTAVO HERTEL x CAMPO DO APOLLO