Para estimular ações voltadas para a recuperação e a adequação ambiental, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), o Bando de Desenvolvimento do Estado (Bandes) lançou, nessa terça-feira (01), uma linha de crédito do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua) para proprietários rurais, durante a solenidade em homenagem ao Ano da Biodiversidade e a Semana Estadual de Meio Ambiente, realizada no Palácio Anchieta.
A apresentação foi realizada pelo presidente do Bandes, Jose Antonio Bof Buffon, que relembrou que a parceria entre a Seam, o Iema e o banco acontece desde a origem da instituição do Fundágua,
O Bandes passou por um processo profundo de reestruturação, voltando-se para as micro e pequenas empresas e proprietários rurais, acompanhando as políticas ambientais do Governo. É a primeira vez que um banco no Brasil coloca uma linha como esta para operar, comentou.
O valor máximo financiável é de R$ 30 mil, com prazo total de pagamento de até 12 anos e 2% de juros ao ano. No caso de áreas averbadas, ou seja, propriedades cuja área de reserva já foi legalizada, a taxa de juros cai para 1%. A previsão inicial é que R$ 500 mil sejam destinados para a realização dos contratos em 2010.
O objetivo é apoiar projetos que criem condições de regeneração da vegetação de áreas rurais para manutenção dos recursos hídricos ou preservação da flora e fauna, e com isso alcançar as metas do Plano de Desenvolvimento ES 2025, explicou o gerente de Recursos Hídricos do Iema, Robson Monteiro.
São passíveis de financiamento propostas cuja finalidade seja proteger, recuperar e adequar áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, RPPN, degradadas ou de uso ambiental. Produtores podem, por exemplo, ter crédito para serviços de geoprocessamento, topografia, inventários e até a cobertura de custos para averbação de Reserva Legal. Informações pelo telefone 0800 283 4202 ou no site www.bandes.com.br.