* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
As ruas estreitas são uma característica comum nas cidades colonizadas por europeus nas montanhas. Em Venda Nova, o crescimento urbano gerou pontos críticos no trânsito dessas vias. São em sua maioria de mão dupla, onde os motoristas estacionam dos dois lados, impedindo até os pedestres de caminharem com segurança. Há necessidade de mudança urgente na sinalização para se adequar à nova realidade.
Na véspera do feriado de Natal, o problema ficou ainda mais visível. Um exemplo é a Rua Dona Ana, no Centro da cidade, onde o comércio aumentou consideravelmente. Com os dois lados servindo de estacionamento, resta aos motoristas passar um por vez.
Para evitar o congestionamento, já aconteceu de motociclistas passarem sobre a calçada. É o que relata a vendedora Diana Roberto. Eu fico de dentro da loja observando tudo através da vitrine. Não sobra nem espaço para a descarga de mercadoria. A solução seria virar mão única.
Outra comerciante, Ana Rita Gonçalves, reclama do desrespeito de moradores que, sem garagem, estacionam até Van na rua. Tenho medo de ocorrerem acidentes. A rua está muito tumultuada.
Nossa reportagem também verificou problema semelhante na Rua São Lourenço, na Esplanada. Segundo os moradores mais antigos de Venda Nova, essa seria o antigo acesso ao extinto cemitério e à Igreja Católica, uma explicação para o fato de a rua ser bem estreita.
O diretor da 14ª Circunscrição Estadual de Trânsito- 14ª Ciretran/Venda Nova, Joanísio Mareto, informou que o Detran/ES fez um levantamento no início deste ano, mas não estipulou prazo para as alterações no trânsito. Só tem uma engenheira para atender a todo o Estado e não sabemos quando Venda Nova será contemplada.
Independente disso, o Ciretran local aproveitou a mudança de endereço há duas semanas para a Rua São Lorenço para permitir estacionar apenas em um lado da via, em frente ao órgão. A sinalização passou a valer nesta segunda-feira (28).
O secretário de Obras, Marcelo Perim, afirmou que o custo das mudanças no trânsito é alto para a municipalidade. Estivemos junto com a equipe técnica do Detran em março, e várias ruas entraram na programação. O Detran chegou a licitar as obras, mas faltou finalizar o projeto. Ainda esperamos o Estado resolver, disse Perim.
Além das ruas Dona Ana e São Lourenço, o secretário informou que o projeto inclui também alguns pontos da Vila Betânea. Um exemplo é o trecho do túnel até o extinto Pinicão, que pode voltar a ser de mão dupla.
Mudanças que nunca vêm
A demora do Estado para efetuar as mudanças no trânsito de Venda Nova se estende há mais de ano. O projeto existe desde 2008, conforme a reportagem da FMZ apurou em abril deste ano. Clique aqui para ler a matéria.