* Redação FMZ
Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Neste domingo (27), haverá exibições em mais de 230 cidades do país, incluindo Afonso Cláudio, que recebe o evento no Centro Cultural José Ribeiro Tristão. O início será às 19h30, e a entrada é gratuita.
Na cidade, a mostra é coordenada pelo Núcleo de Audiovisual Lagoa. Dentre as atrações, a professora e artista plástica Alba Regina Schwartz Eutrópio vai expor suas principais obras na recepção do local do evento.
A realização é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Esse é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, e institucionalizando esta data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.
O objetivo do projeto é o de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões e despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, além de revelar talentos e integrar as pessoas.
O Dia Internacional da Animação busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br
A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.