FMZ A Rádio
da Família

MP pede a suspensão do rodeio

·Por Leandro Fidelis

Está sob análise da Justiça a ação civil pública ambiental pedindo a suspensão do rodeio na Festa que começa hoje em Venda Nova. A promotora Adriana Dias Paes Ristori alega que o evento está irregular devido os maus-tratos e crueldade contra os animais.

O documento é de ontem e nele a promotoria afirma ser uma “barbárie” a participação de bovinos e eqüinos na arena do Circuito Brasileiro de Rodeio Universitário & Rodeio Capixaba organizado pela equipe “Robson Rodeios”. Ela considera abusivo o uso pelos peões de esporas, peiteiras e outros equipamentos que causam “dor, desespero, medo, raiva, aflição, insatisfação, incômodo”.

“É crime montar em um animal aparelhado de instrumentos cortantes. Ainda que por alguns segundos, causa dor. O Ministério Público sempre vai agir quando moradores e entidades o alertarem sobre irregularidades”, declarou à reportagem da FMZ.

De acordo com Adriana, o MP pediu à Prefeitura para apresentar documentos que legitimassem a realização do rodeio, de hoje até domingo no Centro de Eventos, mas não obteve retorno a tempo.

O assessor do juiz Valeriano Cesário Bolzan informou que o magistrado da Comarca de Venda Nova requisitou novamente o prefeito Braz Delpupo a apresentação de provas, também sem sucesso até a tarde desta sexta-feira.

Enquanto isso, a possibilidade de cancelamento da atração na festa causou burburinho nas ruas. A própria telefonista da rádio recebeu diversas chamadas de curiosos. O ponto para as inscrições de peões, próximo ao estúdio da FMZ, também não deixou de receber os concorrentes do rodeio universitário e capixaba.

O assessor jurídico da Prefeitura garante que tudo está regularizado e o rodeio irá acontecer.

O secretário de Agricultura, Evair de Melo, confirmou a informação por telefone. “A promotora exigiu documentos que comprovassem o transporte apropriado de animais, perícia veterinária, seguro pessoal de vida, dentre outros, e tudo está de acordo agora”.

Confira mais Notícias

Mulher morre em grave acidente na BR 262 em Marechal Floriano

Horário de funcionamento nas creches de Venda Nova será ampliado

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova

Cidades

Governo do ES inaugura obras e anuncia novos investimentos em Marechal Floriano

Turismo

Pedra Azul é o segundo local mais acolhedor do Brasil

Emprego

ES cria mais de 34 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em 2023