* Por Leandro Fidelis
Por meio de um abaixo-assinado, um grupo de moradores de Castelo tenta impedir a construção de um prédio de 16 andares ao lado do Teatro Municipal, na Praça Três Irmãos, uma das áreas mais antigas e valorizadas da cidade.
De acordo com o movimento, um grupo de dez empresários locais aproveita uma brecha no Plano Diretor Urbano- PDU para erguer a construção onde funcionava o extinto clube Barril 80 e hoje abriga um parque de diversões para crianças.
Enquanto alguns moradores vêem a obra como progresso, o grupo, que prefere não ter uma única pessoa à frente, alega que o prédio não respeita o limite de seis andares proposto pelo PDU. Com previsão de mais de 50m de altura, também vai prejudicar a paisagem, privando a comunidade de ver da Pedra da Criméia, um dos cartões postais do município, do seu melhor ângulo. O abaixo-assinado será encaminhado em breve ao prefeito Cleone Gomes do Nascimento.
Empresário do setor de extração de mármore e granito e comprador do terreno, Ronaldo Carias disse que o projeto do edifício foi aprovado antes do PDU entrar em vigor. Segundo Carias, o terreno foi oferecido à Prefeitura na administração passada para ser área cultural e que a atual afirmou não ter condições de adquiri-lo.
Ainda de acordo com o empresário, além dos pavimentos habitacionais e comerciais previstos, o projeto contempla uma área de lazer e galerias de arte. Trata-se de uma construção moderna, com fachada arrojada, que não envolve só um projeto pessoal, mas social porque vai revitalizar a Praça Três Irmãos.
Carias disse também que o projeto está à disposição de quem quiser conhecê-lo e que está aberto à conversa com as lideranças comunitárias. Sou castelense, amo minha cidade e, se não gostasse, não viveria aqui. Não vejo porque tanto descontentamento com a obra.