Uma operação de fiscalização do Ibama foi iniciada na manhã desta terça-feira (06), em Santa Maria de Jetibá, região serrana do Espírito Santo. No total 15 pessoas participam da ação, entre elas agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e militares da Polícia Ambiental do município de Santa Teresa.
Segundo informações do coordenador da operação, denominada “Operaçaõ Santa Maria II”, José Ronaldo Pinheiro Costa, a primeira etapa da fiscalização consiste no levantamento de dados em serrarias da região. “O objetivo é identificar o comércio ilegal de madeira nativa e verificar a conformidade da documentação das empresas”, disse.
Só nesta manhã dois estabelecimentos foram identificados e um deles já foi localizado. Na Serraria Maurício Bino da Silva, que fica na região de Vila Verde, os agentes encontraram madeira nativa misturada aos eucaliptos. Além disso, a empresa não possui Licenciamento Ambiental e nem Cadastro Técnico Federal.
O coordenador da operação informou que a serraria será embargada e multada pela falta de licenciamento. O valor da multa ainda não foi mencionado, pois é necessária a contabilização da madeira. Ao final da contagem serão colocados lacres ao redor do estabelecimento e a multa será aplicada.
Ainda de acordo com ele, a segunda fase da investigação dará conta da origem desta madeira, mas ao que tudo indica, a extração ilegal está sendo feita na própria região.
A iniciativa da fiscalização surgiu em razão de uma denúncia anônima. A previsão é de que a fiscalização aconteça durante toda a semana (* Gazeta Online)