Começou ontem (21) e vai até a próxima sexta-feira (25) a semana especial Outubro Rosa na Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins. Com o tema “Porque só com saúde posso cuidar de tudo que amo. Sou uma mulher consciente: uma vez ano, tenho meu Dia Rosa”, a campanha deste ano traz palestras temáticas e mutirões de exames.
Ontem pela manhã, as usuárias do sistema público de saúde assistiram a uma palestra sobre depressão. Também desde ontem a secretaria está funcionando até mais tarde para atender as mulheres com coleta de preventivo, de 16h às 18 horas. O agendamento deve ser feito na própria secretaria antecipadamente.
Na sexta-feira, o câncer de mama será o tema de mais uma palestra, desta vez, às 9h30, também no auditório da secretaria. Outro encontro acontecerá no Clube de Campinho, às 17 horas, e lá o assunto será sexualidade.
Bem-estar e beleza
Já no dia 26, o dia começa com atividades de prevenção do câncer de colo de útero, com um mutirão de exames preventivos, de 8h às 14h,na secretaria. Também neste dia, as mulheres poderão participar de momentos de bem-estar e beleza com massagens, dicas de maquiagem e cuidados com os pés.
“O movimento tem grande alcance de mobilização e é considerado o maior movimento social da sociedade civil do mundo, no que se refere à luta pela saúde das mulheres”, destaca a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Vanderléia Beltrame Portes.
Toda a programação do Outubro Rosa é gratuita e aberta ao público. As ações estão concentradas na Sede do município, mas as unidades de saúde do interior também terão suas atividades durante todo o mês.
Pontos da cidade ganham iluminação e decoração cor de rosa
O movimento Outubro Rosa está presente também em alguns pontos da cidade. Locais como o portal de entrada, a capela da Reserva Kautsky, a Igreja Luterana e o Posto de Saúde ganharam iluminação cor de Rosa. Outros locais como a Secretaria de Educação e Esporte e a Rua Bernardino Monteiro também foram decorados especialmente para lembrar a campanha.
A campanha Outubro Rosa conta com a colaboração dos profissionais de saúde Manoel de Oliveira Barcelos Junior, Álvaro Vereno Filho, Silvio Kuster, Eduardo Deps, e ainda das empresas Tomodathi Comunicação Visual, Auto Posto Martinense, D&P Auto Peças e Serviços, Martinense Pneus, Eletro Power, Papelaria Tia Therezinha, E&L Produções de Software e comércio local.
Números
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.
Somente no ano passado o Governo Federal registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.