FMZ A Rádio
da Família

Paróquia de Venda Nova inaugura duas igrejas

•Por Leandro Fidelis

Duas igrejas católicas serão inauguradas no próximo domingo, 23 de dezembro, em Venda Nova. A de Santo Expedito fica na Vila Dordenoni, no Distrito de Alto Caxixe, e a de São Francisco de Assis, no Camargo, ambas comunidades do interior do município.

O bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Célio de Oliveira Goulart, virá para as celebrações. No Alto Caxixe, a missa de inauguração será às 16h30, enquanto no Camargo está prevista para as 19h.

Na Vila Dordenoni, a nova igreja tem um forte significado para a fé de seus moradores. A capela do santíssimo, além de materializar a presença de Cristo, vai permitir a realização da eucaristia sem a necessidade de buscar hóstias na igreja do Alto Caxixe.

É o que diz o aposentado José Domingos Pinto, de 69 anos, morador há seis da Vila Dordenoni. “Melhorou 90% esta comunidade. Vai mudar muito porque os ministros da eucaristia não vão precisar sair, o santíssimo estará aqui”.

A dona de casa Santinha Gratieri Dordenoni, a “Tia Santa”, 56, sempre esteve envolvida com a comunidade Santo Expedito, desde que as rezas aconteciam num galpão. Ela ministra aulas de catequese, do curso de batismo e ainda é ministra da eucaristia. No dia da festa, vai preparar os 700 cachorro-quentes que serão distribuídos.

“Sou católica fervorosa e para mim é maravilhoso ter a Igreja porque vai atrair vários moradores. Muita gente está mudando de religião por falta de oportunidade de ir à Igreja Católica de Alto, Caxixe que é muito longe”, diz Santinha.

No Camargo, ainda hoje pela manhã os colaboradores e pedreiros davam os últimos retoques na Igreja de São Francisco de Assis, cuja arquitetura rústica a diferencia de outras do município.

Moradora de São João e professora da creche do Camargo, Débora Delpupo acredita na renovação da comunidade com a igreja. “É um bom motivo para renovar a comunidade. Antes, as pessoas tinham que sair daqui para freqüentar as rezas em outros setores”.

A lavradora Josani Maria Flor quer passar a ir às missas todos os domingos. “Moro aqui há quatro anos. Fico animada a freqüentar mais as missas”.

O pároco João Luiz Galvão destaca que as duas igrejas foram construídas com a dedicação das pessoas da comunidade, doações e recursos das festas do Galo Caipira. “Domingo será um momento de alegria, conquista e realização do sonho das pessoas que vivem e celebram a vida nestas duas comunidades”.

Confira mais Notícias

Comemoração

Venda Nova convida para o ‘coquetel das mulheres’ em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Sorte

Mega-sena acumula novamente e prêmio pode chegar a R$ 205 milhões

Cidades

Venda Nova informa sobre transferência de restos mortais no cemitério Padre Emílio

Mulher morre em grave acidente na BR 262 em Marechal Floriano

Horário de funcionamento nas creches de Venda Nova será ampliado

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova