Parque Estadual da Pedra Azul divulga em março o nome de sua nova trilha após votação dos visitantes

O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado no município de Domingos Martins, comemora 19 anos em 2010. Como parte da programação de aniversário, durante o mês de janeiro, os visitantes da unidade participaram de uma enquete para a escolha do nome da sua mais nova trilha ecológica. O resultado será divulgado no dia 1º de março.

O nome da nova trilha, inaugurada no dia 2 de janeiro, será divulgado no site www.meioambiente.es.gov.br. Seu passeio leva ao mirante da Pedra Azul e o caminho apresenta menor grau de dificuldade que os já existentes, facilitando o acesso para idosos, crianças e algumas pessoas com necessidades especiais que desejam contemplar uma das mais belas paisagens da região.

A escolha do nome baseada na opinião de frequentadores do Parque é um símbolo dos avanços obtidos nos últimos anos na gestão desta Unidade de Conservação. “O maior desafio é mostrar para a população que esta área é um patrimônio da humanidade, que pode garantir além da qualidade de vida, melhorias socioeconômicas integrando a gestão do Parque com atividades no seu entorno. Acho que evoluímos muito neste aspecto e 2010 será ainda mais especial”, afirma o gestor do Parque, Leonardo Bioschi.

E um Conselho já está em fase de criação, com envolvimento das comunidades do entorno. O objetivo é democratizar ainda mais as decisões que envolvem o Parque e a Zona de Amortização, que inclui áreas de até 12 quilômetros de distância do Pepaz.

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)

Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, entre as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse.

Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262.

Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.

– Área aproximada: 1.240 ha

– Localização: Município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.

– Contato: pepaz@iema.es.gov.br

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização