Durante o mês de janeiro, os visitantes do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado no município de Domingos Martins, participaram de uma enquete que escolheu Cedro Sentado como nome da nova trilha da unidade. A votação fez parte das comemorações de 19 anos do Parque.
O novo percurso foi inaugurado no dia 2 de janeiro. Trilha da Clúsia, Trilha do Vovô e Trilha da Moleza estavam entre as opções oferecidas pela enquete, que teve a sugestão Trilha do Cedro Sentado como vencedora com 532 votos. Ao total, 756 pessoas participaram do processo.
O gestor da unidade, Leonardo Bioschi, explica que durante o passeio, os visitantes podem avistar uma árvore que cresceu apoiada na rocha, dando a impressão de que está sentada sobre a pedra.
O caminho da nova trilha leva ao mirante da Pedra Azul. Seu percurso apresenta menor grau de dificuldade que os já existentes, facilitando o acesso para idosos, crianças e algumas pessoas com necessidades especiais que desejam contemplar as belas paisagens da região.
Bioschi ressalta a importância do envolvimento dos visitantes em questões que dizem respeito à gestão do Parque. Este tipo de participação gera uma experiência mais intensa, as pessoas se sentem mais acolhidas ao percorrem a trilha sabendo que podem contribuir para sua história. Por isso, a conscientização ambiental acaba sendo maior, destacando ainda mais os recursos naturais existentes na unidade, disse.
Também está em fase de criação um Conselho com envolvimento das comunidades do entorno, cujo objetivo é democratizar ainda mais as decisões que envolvem o Parque e a Zona de Amortização, que inclui áreas de até 12 quilômetros de distância do Pepaz.
Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)
Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, entre as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse.
Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262.
Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno.
Área aproximada: 1.240 ha.
Localização: Município de Domingos Martins, distrito de Pedra Azul.
Contato: pepaz@iema.es.gov.br.