As eleições para os representantes das sete cadeiras do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), destinadas à sociedade civil organizada, acontecem nesta quarta-feira (19), às 19 horas. Os trabalhos acontecem no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na Fazenda do Estado, em Domingos Martins.
Os Conselhos Consultivos estão previstos pela Lei Federal número 9.985/00, que cria o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC), e são obrigatórios para a gestão participativa das Unidades de Conservação (UCs). A expectativa do gestor do Parque, Leonardo Brioschi, é que a posse aconteça ainda no mês de junho.
O Conselho possibilitará maior participação da comunidade do entorno do Parque nas discussões que envolvam seu Plano de Manejo como, por exemplo, a prática de esportes de aventura ou a instalação de grandes empreendimentos na região.
São 14 cadeiras, sendo que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Renováveis (Ibama), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistencia Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Floerstal (Idaf) têm direito a uma cadeira cada um. Além disso, três cadeiras são destinadas ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, e às prefeituras de Domingos Martins e de Venda Nova do Imigrante.
As outras sete cadeiras serão ocupadas pelos membros eleitos na reunião desta quarta-feira (19), que são os representantes das entidades ambientalistas, sindicatos e associações de produtores rurais, de moradores, de turismo, culturais e sociais que atuam no entorno da região.
Os representantes que ainda não se candidataram às vagas no Conselho devem comparecer à sede do parque e procurar a administração, ou entrar em contato com a gerência de Pepaz pelo número (27) 3248-1156.