Cultura

Plantio do Milho acontece neste sábado (28)

Redação FMZ

 

Acontece neste sábado (28) o plantio do milho da Festa da Polenta. O evento, cheio de simbolismo, remete aos tempos dos nonnos, que cultivavam o grão manualmente. O plantio acontece na propriedade Dom Bosco, na localidade de Lavrinhas. Ao final, os voluntários se reúnem para uma confraternização.

 

O plantio, que começa às 15h, é uma tradição e faz parte do calendário da Festa da Polenta. Todos os anos, uma família cede o terreno que vai receber as sementes. O ritual de plantar os grãos é acompanhado por cantarolas típicas, tudo em clima de confraternização. Qualquer pessoa pode participar.

 

Associação Festa da Polenta (Afepol) sugere que os voluntários vistam trajes típicos, para dar mais brilho ao evento. Também é importante levar um prato típico, como bolo, mandioca cozida e vinho, para colaborar com a confraternização.

 

O milho será colhido pelos voluntários no fim de setembro. Da roça, as espigas vão para o Paiol do Nonno, onde vão compor a decoração. A Festa da Polenta deste ano acontece de 02 a 04 e de 07 a 11 de outubro.

 

(FOTO: DEDRINKSON ADAME/PENSEDMA)

Confira mais Notícias

Festa do Morango de Pedra Azul muda de data e este ano será em setembro

Casarão da Família Scabelo, em Venda Nova , terá projeto de restauro com investimento do Governo do ES

História do único fabricante de concertinas do Espírito Santo vira documentário

Rua do Monumento ao Imigrante Italiano

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita

São Bento de Urânia revive pisa da uva no 60º Festival da Uva e do Vinho

Vagas abertas para aulas da Banda Sinfônica em Venda Nova